Política

Apesar de publicidade, prefeitura não pagou salário atrasados de agentes contratados

Informação foi confirmada pelo SindAgreste, que pediu reunião para tratar do assunto com prefeito

Por 7Segundos 25/01/2020 11h11
Apesar de publicidade, prefeitura não pagou salário atrasados de agentes contratados
Agentes de saúde e de endemias comemoraram a prefeitura ter voltado atrás em demissões - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

A prefeitura de Arapiraca noticiou, na sexta-feira (24) que concluiu os pagamentos dos vencimentos atrasados do funcionalismo municipal. A notícia informa que os contratados da administração geral receberam a segunda parcela do décimo terceiro, que deveria ter sido paga antes do Natal, e os comissionados receberam os salários de dezembro e, para maquiar o atraso nos pagamentos afirmou ainda que, com o pagamento dos salários, a prefeitura “investiu mais de R$ 40,2 milhões na economia local”.

A informação levou trabalhadores de várias categorias a checarem as contas salários e pelo menos duas delas não tiveram os salários regularizados: as dos agentes comunitários de saúde (ACS)e agentes de combate à endemias (ACE) contratados e a dos motoristas contratados por meio de cooperativas.

O SindAgreste, que representa os agentes confirmou, na manhã deste sábado (25), que os trabalhadores da categoria contratados não receberam a segunda parcela do décimo terceiro e que há outros agentes que sequer receberam o salário do mês de novembro.

O presidente da sindicato, Jade Albuquerque, protocolou na prefeitura o pedido para uma reunião com o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) para tratar dos atrasos salariais. A pauta inclui ainda discussão sobre o processo seletivo público para ACS e ACE e a implantação do piso salarial para as categorias. Jade afirmou ainda que, no início da semana, irá também conversar com o Ministério Público.

A situação dos motoristas das unidades de saúde, que são contratados pelo município por meio de cooperativa, é ainda pior. Sem direito a remuneração de décimo terceiro e férias, receberam na semana passada os salários referentes aos serviços prestados no mês de outubro do ano passado. Caso a prefeitura não efetue pagamento de mais uma folha, na próxima semana a categoria voltará a ter três meses de salários em atraso.

“O que mais revolta a gente é que, nessas horas, a prefeitura diz que não temos nenhum vínculo com ela. A gente recebe farda para trabalhar com a logomarca da prefeitura, preenche todos os dias uma planilha que tem assinatura de secretário e que é repassada a um funcionário da prefeitura, e temos os pagamentos descontados pela prefeitura caso a gente falte ao serviço. Ou seja, temos vínculo na hora que eles cobram, mas na hora de ser beneficiado não somos funcionários”, reclamou um motorista.