Saúde

Médicos são afastados da UPA de Palmeira dos Índios por dormir em serviço

Município informou que vai investigar conduta de profissionais

Por Assessoria e 7Segundos 24/01/2020 10h10
Médicos são afastados da UPA de Palmeira dos Índios por dormir em serviço
UPA de Palmeira dos Índios - Foto: Assessoria

Três médicos que cumpriam plantão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios na madrugada de quinta-feira (23) foram temporariamente afastados das funções após denúncia apresentada pela mãe de um paciente. A prefeitura de Palmeira dos Índios, que administra a unidade, informou que está investigando a conduta dos profissionais.

A mulher, identificada apenas como "Cibele", buscou atendimento na UPA para o filho de 22 anos que possui deficiência. De acordo com a prefeitura, ao chegar da unidade a mulher foi informada que os médicos estavam dormindo na sala de descanso e mesmo com várias batidas fortes na porta, eles não acordaram. A mãe teria denunciado a situação diretamente para o prefeito Julio Cezar, ainda durante a madrugada, que informou a situação para o secretário municipal de Saúde, Márcio Henrique.

"Vamos apurar e tomar as medidas necessárias. Não coadunamos com isso. Não é a conduta correta", afirmou o secretário. Além da Saúde, a Controladoria-Geral do Município também foi informada e deve integrar as investigações sobre o caso.

Ao receber a denúncia, o prefeito determinou o afastamento imediato dos médicos plantonistas. "Não há motivos ou explicação para que aceitemos esse tipo de conduta ou situação. Quem está na UPA ganha para honrar seu compromisso profissional e, principalmente, atender bem a quem ali chegar. Que sirva de exemplo”, declarou o Julio Cezar, que informou ainda que a decisão para fastar os médicos foi tomada para "preservar a imparcialidade da apuração e garantir o direito de ampla defesa" dos envolvidos.