Política

Bolsonaro recua e descarta recriação de ministério: ‘Chance zero’

Presidente afirmou que 'no momento' ideia não vai prosperar, mas ponderou que 'na política, tudo muda'; cisão enfraqueceria Moro

Por Veja 24/01/2020 08h08
Bolsonaro recua e descarta recriação de ministério: ‘Chance zero’
Bolsonaro recua e descarta recriação de ministério: ‘Chance zero’ - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que, “no momento”, a proposta de recriação do Ministério da Segurança “tem chance zero” de prosperar. Após desembarcar em Nova Déli, na Índia, onde cumpre agenda oficial, o presidente disse nesta sexta-feira, 24, que é “lógico” que ideia está “descartada”. “A chance no momento é zero”, afirmou. Em seguida, no entanto, ponderou: “Não sei amanhã. Na política, tudo muda, mas não há essa intenção de dividir (o Ministério da Justiça). Não há essa intenção.”

O presidente havia admitido nesta quinta-feira 23 que a proposta seria estudada, já que é uma demanda de diversos  secretários de segurança estaduais. No mesmo dia, concordou que que Moro não aprovaria a ideia e que o ministro da Justiça permaneceria no cargo atual em caso de cisão. Se isso ocorresse, Moro sairia enfraquecido, pois perderia o controle da Polícia Federal (PF), que atualmente responde administrativamente à Justiça, além de uma de suas principais bandeiras políticas: a que da na taxa de homicídios.

Após a repercussão das declarações, o presidente moderou o discurso e aproveitou para reforçar os bons números no combate à violência. “O Brasil está indo muito bem. Segurança pública, os números indicam que está indo no caminho certo, e a minha máxima é: em time que está ganhando, não se mexe”, resumiu.