Tempo

Prefeitura decreta emergência em áreas afetadas pela chuva em BH

Medida foi tomada após temporal do último domingo (19). Regiões Oeste e Barreiro foram as mais afetadas, com destaque para Av. Tereza Cristina.

Por G1 22/01/2020 08h08
Prefeitura decreta emergência em áreas afetadas pela chuva em BH
Prefeitura decreta emergência em áreas afetadas pela chuva em BH - Foto: Reprodução/tv

A Prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência para áreas afetadas pela chuva nos primeiros dias de 2020 na capital mineira. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial do Município (DOM).

A medida foi tomada após a destruição provocada na Avenida Tereza Cristina durante um temporal no último domingo (19). A via corta as regiões do Barreiro e Oeste, onde a Prefeitura registrou o maior volume de chuva no dia: 98,8 mm e 102,4 mm respectivamente, em cerca de uma hora.

A chuva “ocasionou inundações, alagamentos e enxurradas, sobrecarregando os sistemas de micro e macro drenagem e provocando danos materiais, ambientais e prejuízos econômicos e sociais”, diz a Prefeitura (veja vídeo ao fim da reportagem).

Ainda conforme a administração municipal, em janeiro deste ano já choveu 525,4 mm na capital mineira, superando a média do mês, que é de 329,1 mm.

O decreto permite a Prefeitura agir com mais celeridade para as obras de recuperação e a prestação de auxílios sociais aos atingidos. O decreto vale por 180 dias.

Chuva na Grande BH

Na Grande BH, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um acumulado de 474 mm em janeiro até o domingo (19). O volume nos 19 primeiros dias do ano representa quase a metade do que choveu em todo 2019 na Grande BH.