Agreste

Farmacêutica do HE do Agreste orienta sobre armazenamento correto de medicamentos

"O correto é sempre observar o prazo de validade e guardar os medicamentos em lugares arejados” orienta Ana Renata Leandro

Por 7Segundos com Assessoria 20/01/2020 13h01
Farmacêutica do HE do Agreste orienta sobre armazenamento correto de medicamentos
Ana Renata Leandro orienta como armazenar os medicamentos corretamente - Foto: Assessoria

 

As pessoas costumam reservar algum lugar da residência para armazenar medicamentos antigos ou de uso contínuo.

Mas esse é um procedimento que deve sempre receber a orientação de um especialista da área. É o que recomenda a farmacêutica Ana Renata Leandro, do Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca.

Ela afirma que é muito comum as pessoas armazenarem medicamentos na cozinha ou no banheiro das residências.

“Os remédios não podem ser armazenados em locais quentes e úmidos. O correto é sempre observar o prazo de validade e guardar os medicamentos em lugares arejados”, acrescenta.

Ana Renata Leandro também alerta para o perigo do descarte de remédios usados ou com prazo de validade vencido.

A farmacêutica do HE do Agreste lembra que muitas pessoas costumam jogar remédios nos vasos sanitários, pias e no lixo doméstico.

“Esse tipo de atitude pode contaminar o lençol freático, agredir o meio ambiente e gerar problemas de saúde pública”, explica.

As substâncias presentes nesses produtos contaminam a água e o solo, podendo afetar organismos vivos, além de pessoas que bebem da fonte ou se alimentam de peixes e outros animais.

A especialista diz que as pessoas devem procurar uma unidade básica de saúde mais próxima de sua casa ou farmácia comunitária, a fim de entregar medicamentos que estão fora de uso ou com prazo de validade vencido.

“Esses estabelecimentos possuem recipientes adequados para armazenar corretamente esses produtos e até fazerem doações”, revela Ana Renata, orientando as pessoas só tomarem remédio após a recomendação de um médico.