Geral

Conselho de Farmácia promove ação no Centro de Arapiraca

Ação oferta serviços e é alusiva ao dia do profissional de farmácia

Por 7Segundos com Assessoria 17/01/2020 12h12
Conselho de Farmácia promove ação no Centro de Arapiraca
Foram realizados exames de glicemia e aferição de pressão arterial - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Em alusão ao dia do farmacêutico, comemorado na próxima segunda, 20 de janeiro, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) promove, nesta sexta (17), uma ação em Arapriaca, levando serviços para população na praça Luiz Pereira Lima.

De acordo com o presidente do Conselho, Robert Nicácio, a ação tem como objetivo mostrar que as atribuições dos farmacêuticos vão além do auxílio na leitura das receitas e tirar dúvidas dos consumidores sobre medicamentos. "Nossa intenção é mostrar que o profissional não está presente apenas nas farmácias e drogarias. São mais de 70 áreas de atuação", afirmou, explicando que os profissionais de farmácia podem atuar em várias áreas da saúde pública e atuar ainda nos ramos da manipulação de medicamentos, cosmetologia e veterinária, para citar alguns.

Na ação promovida em Arapiraca, o CRF trouxe exames de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e avaliação nutricional, em parceria com o Conselho Regional de Nutrição. Após os testes gratuitos, farmacêuticos estão à disposição para fazer orientações farmacêuticas. Os profissionais também fazem panfletagem educativa e tiram dúvidas da população sobre prescrições médicas e medicações.

"Estamos fazendo como diz o jargão: unindo o útil ao agradável. Temos aqui profissionais prontos para tirar dúvidas sobre medicamentos e prescrições médicas", ressaltou.

Robert Nicácio afirmou que, nos últimos anos, houve uma melhoria significativa em relação à atuação de farmacêuticos nas farmácias e drogarias no interior. Antes, a função muitas vezes eram exercida por pessoas sem formação na área, o que acarretava riscos para os pacientes em decorrência de uma orientação errada no uso de medicamentos.

"Desde 2014 melhorou muito, tanto no interior quanto na Capital. Hoje podemos dizer que na região metropolitana de Arapiraca 80% das farmácias contam com um farmacêutico presente durante o funcionamento. Isso é muito positivo para a população", declarou.

A programação do CRF continua nos próximos dias em Maceió.  No sábado, 18, a atividade será voltada apenas para os profissionais farmacêuticos que participarão do curso de capacitação que fazem parte da educação continuada. “Estamos trazendo para Alagoas profissionais renomados que irão compartilhar seus conhecimentos com os farmacêuticos alagoanos”, pontuou Nicácio.