Sertão

Concursados de Major Izidoro protestam por nomeações

Segundo aprovados no certame, contratados estão ocupando as vagas

Por 7Segundos 15/01/2020 12h12
Concursados de Major Izidoro protestam por nomeações
Aprovados querem que a prefeitura apresente cronograma de nomeações - Foto: Cortesia

Aprovados no concurso da prefeitura de Major Izidoro fizeram uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (15), na sede do Executivo para protestar contra a demora na nomeação para o serviço público.

As provas do concurso aconteceram em fevereiro do ano passado e o resultado foi homologado no final de junho. O certame foi realizado para o preenchimento de 134 vagas para cargos em várias secretarias, mas, até o momento,nenhum dos concursados foi efetivado.

"Os contratos que foram encerrados no ano passado estão sendo renovados pela prefeitura. De acordo com as informações que chegam até nós, em todas as áreas, os contratos foram prorrogados. A exceção é a Educação, por enquanto. Enquanto isso, a prefeitura não dá qualquer informação para nós sobre a nomeação", afirmou uma das manifestantes que pediu para não ter o nome revelado.

Uma das preocupações dos aprovados é que, por ser ano eleitoral, o município só pode nomear novos servidores até o mês de julho. Após esse período, apenas em 2021 é que a posse de servidores efetivos passa a ser permitida.

Um grupo de aprovados foi até a prefeitura na manhã desta quarta, levando uma faixa e equipamento de som para chamar a atenção da população e para tentar falar com a prefeita Santana Mariano (MDB). A manifestação teve alguns momentos de tensão depois que a prefeitura mandou cortar a energia do equipamento de som usado no protesto, mas o grupo conseguiu religar o aparelho novamente, com a permissão de proprietário de imível vizinho.

Funcionários públicos, em um primeiro momento, informaram que eles não seriam recebidos, porque a gestora estava ausente. Horas depois, no entanto, eles foram recebidos pelo secretário de Administração e Planejamento, Jimmy Sarmento Ribeiro, que informou que os manifestantes serão recebidos pela prefeita na quinta-feira (16).

A prefeitura de Major Izidoro não dispõe de assessoria de comunicação. A reportagem tentou entrar em contato com Santana Mariano por telefone, mas sem sucesso.