Celebridades

Após um ano, CNN Brasil ganha data de lançamento; conheça os detalhes

"Na ocasião, a CNN vai revelar os detalhes de sua operação no país, o projeto editorial, os programas, telejornais, grade de programação e muitas outras novidades", informa o canal na nota.

Por ntv 15/01/2020 10h10
Após um ano, CNN Brasil ganha data de lançamento; conheça os detalhes
Após um ano, CNN Brasil ganha data de lançamento; conheça os detalhes - Foto: Reprodução

Um ano depois de ter sido anunciada, a CNN Brasil finalmente ganhou data de estreia. Será em 9 de março, uma segunda-feira. Nesse dia, o mais rumoroso investimento em mídia dos últimos anos será apresentado para autoridades, anunciantes, jornalistas e publicitários em um evento para mil pessoas na Oca do Ibirapuera, em São Paulo.

O novo canal de notícias, já confirmado em pacotes da operadora Claro, entra no ar na mesma semana. Douglas Tavolaro, CEO da CNN Brasil, ainda faz mistério sobre a data. Nos bastidores, especula-se que as transmissões começarão no mesmo dia 9, à noite, durante o evento, mas os programas e apresentadores só deverão estrear no dia seguinte.

Em comunicado divulgado na manhã desta terça-feira (14), a CNN Brasil informou que "o evento de lançamento contará com a presença de todos os apresentadores, comentaristas e repórteres contratados, além dos sócios proprietários e demais profissionais do canal".

"Na ocasião, a CNN vai revelar os detalhes de sua operação no país, o projeto editorial, os programas, telejornais, grade de programação e muitas outras novidades", informa o canal na nota.

A partir de hoje, serão disparados convites para as principais autoridades do país: os presidentes da República (Jair Bolsonaro), da Câmara (Rodrigo Maia), do Senado (Davi Alcolumbre) e do Supremo (Dias Toffoli). Os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, onde ficam as sedes do canal, também serão convidados de honra.

Licenciamento da marca americana, ou seja, com gestão e linha editorais independentes da Turner International, a CNN Brasil foi anunciada há exatamente um ano, em 14 de janeiro de 2019. O empreendimento do construtor Rubens Menin, dono da MRV, e de Douglas Tavolaro, ex-vice-presidente de Jornalismo da Record, surpreendeu o mercado, que passou a especular sobre a orientação do canal.

Inicialmente, a previsão era de estrear em outubro, mas atrasos na importação de equipamentos postergaram a novidade, o que gerou frustração entre profissionais.

As contratações vêm ocorrendo desde junho. As primeiras foram as dos ex-globais William Waack e Evaristo Costa. O ex-titular do Jornal da Globo terá um programa noturno, enquanto o ex-Jornal Hoje comandará semanalmente, diretamente de Londres, uma mistura de entretetimento com jornalismo.

Em agosto, a CNN Brasil deu demonstração de força ao tirar Monalisa Perrone do Hora 1, da Globo, para ancorar um telejornal no horário nobre. Em setembro, repetiu a dose atacando a Record, com a contratação de Reinaldo Gottino. O ex-titular do Balanço Geral mostrará uma outra faceta profissional, discutindo economia e política com convidados em uma atração diária vespertina.

A CNN Brasil já está funcionando em um prédio na avenida Paulista, ponto de manifestações populares em São Paulo. A Redação já está instalada, com centenas de profissionais trabalhando. Os estúdios devem ficar prontos na semana que vem. Deverão ser contratados 800 profissionais, dos quais 400 jornalistas.