Política

Maduro diz 'conhecer planos' de Bolsonaro e Colômbia para Venezuela

Presidente do regime chavista voltou a acusar o governo brasileiro de participação num assalto a uma base militar no sul da Venezuela

Por G1 15/01/2020 08h08
Maduro diz 'conhecer planos' de Bolsonaro e Colômbia para Venezuela
Maduro diz 'conhecer planos' de Bolsonaro e Colômbia para Venezuela: 'Caso se atrevam, arrebentamos seus dentes' - Foto: Reprodução

O presidente do regime chavista da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que "conhece os planos imperialistas" da Colômbia e do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. O venezuelano não deu detalhes nem apresentou provas sobre esses supostos planos, e ameaçou reagir caso haja ações militares no país.

"Caso se atrevam, vamos arrebentar seus dentes para que aprendam a respeitar a Força Armada Nacional Bolivariana", ameaçou Maduro.

A declaração foi dada durante a mensagem anual de Maduro na Assembleia Constituinte — controlada pelo regime chavista — uma semana depois da crise gerada pela manobra que tentou excluir Juan Guaidó da presidência do outro parlamento, a Assembleia Nacional, onde os opositores têm maioria.

Além das trocas de acusações com o Brasil, o regime de Maduro vive uma relação conflituosa com a Colômbia. O presidente colombiano, Iván Duque, apoia o autoproclamado presidente interino Juan Guaidó, e a relação com o chavismo piorou após Caracas ordenar exercícios militares na fronteira com o país vizinho, em setembro do ano passado.

O discurso durou mais de duas horas e teve transmissão ao vivo da televisão venezuelana.