Política

Vereadores voltam a criticar lixo nas ruas e atuação da secretaria de Limpeza de Arapiraca

Mais uma vez o assunto limpeza dos espaços públicos no município de Arapiraca, no agreste de Alagoas, foi o tema de maior destaque na sessão da Câmara Municipal

Por Assessoria 15/01/2020 06h06
Vereadores voltam a criticar lixo nas ruas e atuação da secretaria de Limpeza de Arapiraca
Sessão na Câmara de Vereadores de Arapiraca nesta terça-feira (14) - Foto: Assessoria

Mais uma vez o assunto limpeza dos espaços públicos no município de Arapiraca, no agreste de Alagoas, foi o tema de maior destaque na sessão da Câmara Municipal de Arapiraca. A sessão aconteceu na noite desta terça-feira (14) e foi dirigida pelo presidente Jario Barros.

O maior destaque foi a indicação do vereador Fábio Henrique solicitando a secretaria municipal de Serviços Públicos, que sejam realizadas as limpezas das praças, pintura dos meios-fios e reposição das lixeiras quebradas do Centro da cidade. Em sua justificativa, o parlamentar lamentou a falta de atenção para uma simples limpeza que deixa a cidade completamente cheia de lixo, principalmente as ruas centrais.

O vereador Léo Saturnino, disse que o problema do lixo não acontece apenas no centro da cidade, mas por todos os bairros. O parlamentar lamentou a instalação dos chamados Eco Pontos, onde segundo ele, além de não terem nenhuma serventia, a população continua fazendo o descarte do lixo em lugares irregulares, justamente por não ter um local adequado conforme anúncio da administração municipal.

Saturnino lembrou que há alguns dias, o próprio secretário Hélio, usou uma rádio local, para falar que a deficiência não era da secretaria, mas da empresa, e também devido ao grande acúmulo do lixo por toda a cidade no final de ano e início de janeiro.

O vereador Rogério Nezinho, disse que não é a primeira vez que o assunto é debatido na Câmara Municipal, porque ao longo dos três anos, todos os vereadores têm cobrado da administração municipal e, mesmo com as cobranças, não tem recebido a mínima atenção para o problema.

O presidente Jario Barros, defendeu que através de requerimento do Poder Legislativo, seja encaminhado dados sobre a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), para saber como foi feito o processo de licitação da empresa, pois, segundo ele, é necessário que o secretário Hélio, dê as explicações necessárias para que a população possa ter conhecimento da verdade.

Jario Barros também criticou a importação, segundo ele, de mais um secretário de Meio Ambiente, que ninguém sabe de onde veio, sem nenhum comprometimento com o município e até alertou, que se alguém perguntar os nomes de três ruas de Arapiraca, essas pessoas não vão poder responder porque não conhecem a realidade do município.

O vereador Willomaks da Saúde lembrou que desde o ano passado, já havia sido votado na Câmara Municipal, um requerimento convidando o secretário Hélio, para se fazer presente em uma das sessões do Legislativo, para explicar a situação de sua pasta, porém, já estamos em 2020, onde até o momento nenhuma resposta foi dada, o que no seu entender, é uma falta de respeito com os vereadores e até com a própria instituição Câmara Municipal, como Poder, concluiu ele.

O vereador Pablo Fênix, disse que era favorável a indicação do vereador Fábio Henrique, que pode contar com o seu apoio nas discussões sobre o assunto.