Agreste

Secretária de Saúde de Girau do Ponciano cobra da SESAU melhorias no repasse de medicamentos

Houve reunião com o Secretário Alexandre Ayres para discutir as questões

Por 7Segundos com assessoria 14/01/2020 15h03
Secretária de Saúde de Girau do Ponciano cobra da SESAU melhorias no repasse de medicamentos
Em reunião realizada em Maceió. secretária de Girau do Ponciano cobra regularidade na liberação de medicamentos e outros itens - Foto: Assessoria

A Secretária de Saúde de Girau do Ponciano, Gorete Santana, participou de uma reunião com o secretário de Estado da Saúde (SESAU), Alexandre Ayres. O encontro foi realizado na segunda-feira (13), contando com a presença da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS), membros da Diretoria Executiva, corpo técnico da entidade e alguns gestores da Saúde dos municípios que têm Componentes Especializados da Assistência Farmacêutica (CEAF) instalados. Os secretários cobraram celeridade nas dispensações e previsibilidade de itens faltosos no que se refere aos repasses de medicamentos, fraldas, tiras e lancetas.

Foi discutida a elaboração de uma proposta que contemple financiamento para custeio e estruturação das CEAFS.

Outro assunto exposto para o titular da SESAU, foi concernente à operacionalização do projeto piloto Conecte SUS, lançado em novembro de 2019 para a Atenção Básica.

O COSEMS solicitou a elaboração de uma nota técnica detalhando critérios de informatização e especificação de equipamentos que os municípios precisam ter para operacionalizar o programa. A SESAU acatou o pedido e ficou de providenciar o documento.

A desabilitação do serviço de Oncologia do Hospital Afra Barbosa de Arapiraca - já pactuada em Comissão Intergestora Bipartite (CIB) - foi novamente discutida entre municípios e SESAU.

O COSEMS apresentou mais uma vez dados técnicos e falta de condições adequadas para a prestação de assistência.