Arapiraca

[Vídeo] Descarte irregular de lixo: um problema crônico que aflige moradores do bairro Novo Horizonte

O terreno é particular, o problema se arrasta há mais de quatro anos e os moradores pedem que o município tome providências

Por 7segundos 10/01/2020 07h07
[Vídeo] Descarte irregular de lixo: um problema crônico que aflige moradores do bairro Novo Horizonte
Descarte irregular de lixo prejudica moradores no bairro Novo Horizonte - Foto: Ewerton Silva/7segundos

Os moradores do bairro Novo Horizonte, em Arapiraca, na região agreste do estado, estão pedindo que o Município adote medidas cabíveis e urgentes para garantir a função social de um terreno particular, que tem servido de lixão na localidade. O terreno fica na rua José Marques Freire, vizinho do Lar São Domingos.

O terreno, que não é murado, fica em uma área considerada nobre, com acesso a clínicas, escolas e clubes, mas diariamente são depositados restos de materiais de construção, pneus, lixo doméstico e industrial e outros dejetos. De acordo Jaquelane Januário, moscas, ratos e o mau cheiro incomodam bastante para que reside nas imediações.

“É direto, a prefeitura faz a limpeza, a máquina tira, chegam carroceiros, carros particulares e jogam o lixo. É uma imundície aqui,” disse ela. Segundo os moradores, o problema vem se arrastando há mais de cinco anos e outro agravante é quando colocam fogo, gerando muita fumaça.

Embora entendam que existe uma falta de conscientização por parte de carroceiros, proprietários de veículos que jogam lixo no local, os moradores cobram que a Prefeitura de Arapiraca possa garantir a prevalência do interesse público aumentando a fiscalização e até mesmo usando de meios jurídicos para que o problema seja resolvido.