Saúde

Complexo Tarcizo Freire garante ampliação do atendimento na equoterapia por meio de parceria com a Sesau

A equoterapia do Complexo atua junto á uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, auxiliares guias e laterais

Por Assessoria 10/01/2020 05h05
Complexo Tarcizo Freire garante ampliação do atendimento na equoterapia por meio de parceria com a Sesau
Uma equipe da secretaria esteve, nesta quinta-feira (9), realizando uma visita técnica a instituição para conhecer de perto os serviços ofertados as pessoas com deficiência - Foto: Assessoria

Visando aumentar sua capacidade de atendimento na área de equoterapia, O Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire está reforçando ainda mais as parcerias com o Governo do Estado de Alagoas através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).  Por isso uma equipe da secretaria esteve, nesta quinta-feira (9), realizando uma visita técnica a instituição para conhecer de perto os serviços ofertados as pessoas com deficiência.

A equoterapia do Complexo atua junto á uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, auxiliares guias e laterais, além de equitador e baieiro, que realizam mais de 20 mil atendimentos anuais, sendo 420 por semana e 1.680 mensais entre crianças, jovens e adultos. Com a contratualização a instituição terá condições de aumentar o número de atendimentos em sua sede que atua na reabilitação psicomotora das pessoas.

Para o fundador da entidade, o deputado estadual Tarcizo Freire, a parceria é uma forma de fortalecer a área social e assegurar que, outras pessoas que necessitam dos serviços de equoterapia sejam atendidas, já que a demanda é grande e o Complexo atende pessoas de diversos municípios do Estado.

“A parceria é uma forma de melhorar e fortalecer o atendimento na área de equoterapia, além garantir que outras pessoas tenham acesso ao tratamento que é tão importante para a qualidade de vidas dos seus usuários”, destacou Tarcizo.

Para finalizar, o parlamentar disse ainda que acredita que o Governo do Estado vai se sensibilizar ainda mais, para que a instituição tenha condições de dobrar seus atendimentos na área de equoterapia.

Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências.  O tratamento trabalha em prol da reabilitação física e mental dos praticantes. O contato com o cavalo oferece melhoras também àqueles com algum tipo de distúrbio neurológico, sendo recomendados a portadores da síndrome de Down, esclerose múltipla e autismo. Auxilia ainda no tratamento de crianças com hiperatividade ou muito agitadas, assim como daquelas com dificuldade de concentração.