Cidades

Lixão a céu aberto incomoda moradores do bairro Nova Esperança

Local virou ponto de descarte de metralha e até mesmo empresas despejam lixo no local

Por 7Segundos 07/01/2020 12h12
 Lixão a céu aberto incomoda moradores do bairro Nova Esperança
Moradores da localidade convivem com mau cheiro quase constante - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Os moradores das proximidades da avenida Djalma Mateus Santana, no bairro Nova Esperança, em Arapiraca, convivem com o mau cheiro quase constante. Uma área baldia na localidade se transformou em um lixão a céu aberto e, de acordo com denúncias, se tornou ponto de descarte de lixo para empresas e também de restos de construção.

"Já vi caminhões de empresas jogando lixo aqui e toda hora carroceiros trazem metralha. Por isso não adianta só a prefeitura fazer uma limpeza de vez em quando. Precisa fiscalizar e impedir que voltem a jogar lixo aqui. Esse é um apelo meu e de todos os moradores. A prefeitura precisa ver quem está colocando o lixo e tomar providências", afirmou a moradora Terezinha Albuquerque.

A reportagem do 7Segundos esteve no local na manhã desta terça-feira e constatou que a fedentina em alguns pontos da avenida é difícil de suportar. pesoas que precisam passar a pé pela localidade chegam a tapar o nariz. "Nem costumo passar por aqui por causa desse mau cheiro", afirma uma moradora identificada como Francineide. 

Quando precisa sair de casa, geralmente ela pega um caminho mais longo para evitar o trecho da avenida tomado pelo lixo. "Só estou passando por aqui porque estou atrasada, mas estou quase arrependida. O fedor é muito forte. A prefeitura precisa fazer algo em relação a isso", declara.

O mau cheiro, de acordo com Terezinha Albuquerque, geralmente vem da decomposição de animais mortos. "Agora não dá para ver, mas sempre tem cachorro e gato mortos jogados no meio do lixo. Também já vi muito restos de galinha. E o mau cheiro não é o maior dos problemas. São os ratos e os insetos que saem daqui e entram nas nossas casas", disse.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca, mas não recebeu resposta até o fechamento da matéria.