Cidades

[Vídeo] Conselho Tutelar investiga caso de irmãos em situação de abandono em Girau do Ponciano

Situação sensibilizou membros de ONG que chegaram a levar criança a hospital

Por 7Segundos 06/01/2020 13h01
[Vídeo] Conselho Tutelar investiga caso de irmãos em situação de abandono em Girau do Ponciano
Menino foi levado por voluntárias para o hospital: fraqueza era fome - Foto: Cortesia

A situação de abandono e de extrema miséria vividas por sete irmãos na comunidade de Chã do Pai Gonçalo, município de Girau do Ponciano, sensibilizou membros de um grupo solidário que atua na região. Eles tomaram a iniciativa de levar uma das crianças para o Hospital Regional em Arapiraca, no último domingo.

"Quando chegamos, encontramos quatro crianças sozinhas. Os pais tinham levado uma parte dos filhos para a feira e o restante das crianças ficaram sozinhas em casa, inclusive o caçula de dois anos", afirma Simone, integrante do grupo.

De acordo com ela, a criança estava deitada próximo das próprias fezes e estava apática. "Não era a primeira vez que nos deparamos com essa situação, já vinhamos acompanhando essa família e esse menino, inclusive, já teve pneumonia antes. Diante da situação que o encontramos, decidimos levá-lo para o Hospital Regional", relata.

Na unidade de saúde, o diagnóstico: fome. A criança estava com fraqueza porque fazia muitas horas desde que havia sido alimentada pela última vez. Após atendimento médico, foi liberada. Segundo a assessoria do Hospital Regional, o Serviço Social entrou em contato com o Conselho Tutelar de Girau do Ponciano, que afirmou que o caso receberá acompanhamento e marcou uma visita técnica a família para a tarde desta segunda (06).

Simone conta que o grupo solidário vinha ajudando a família que vive em uma casa em condições insalubres. "Já reformamos a casa, já fizemos doações de móveis, fizemos tudo que podíamos, mas infelizmente não tem condições cuidar dessas crianças. As crianças tem marcas de agressão e filmamos um dos meninos contanto que foi queimado com uma brasa pelo pai. Levamos o caso também ao Conselho Tutelar e, se em uma semana nada for feito, iremos pessoalmente levar o caso às autoridades. Não é só uma questão de pobreza, é desumana a maneira como eles vivem", ressaltou.

O conselheiro tutelar Flávio Rodrigues  da Silva afirmou que as primeiras denúncias contra a família de Chã do Pai Gonçalo chegaram no último sábado e davam conta apenas da situação de miséria que as crianças viviam. "A primeira informação que recebemos é que as crianças estavam em situação de extrema vulnerabilidade social e, no domingo, o hospital entrou em contato conosco sobre o menino de dois anos, que não chegou a ficar internado. Não chegou ao nosso conhecimento essa situação de maus tratos", declarou, explicando que as denúncias serão apuradas na visita técnica marcada para a tarde desta segunda.

"Caso seja comprovada a situação de abandono ou de maus tratos, ele serão representados na Polícia Civil e medidas proteticas em relação a essas crianças poderão ser adotadas", disse.