Cidades

[Vídeo] Agentes da SMTT fazem protesto pacífico até Centro Administrativo

Conforme sindicato, órgão tenta enfraquecer mobilização

Por 7Segundos 03/01/2020 13h01
[Vídeo] Agentes da SMTT fazem protesto pacífico até Centro Administrativo
Após parada no centro, manifestantes seguiram para a sede da prefeitura de Arapiraca - Foto: divulgação

Os agentes da SMTT fizeram, na manhã desta sexta-feira (03), manifestação para chamar a atenção da população de Arapiraca para a operação padrão que foi deflagrada pela categoria no dia 13 de dezembro. Os servidores fizeram uma carreata com as viaturas e motocicletas usadas no serviço pelas ruas do Centro e fizeram um ato no largo Dom Fernando Gomes. No local, eles fizeram um minuto de silêncio e seguraram uma faixa com mensagem pela valorização dos trabalhadores.

O protesto pacífico depois seguiu até o Centro Administrativo, onde mais uma vez os agentes estenderam a faixa e fizeram um minuto de silêncio. Após registrar o ato em fotografias, os servidores encerraram a manifestação e retornaram as atividades.

Os agentes de trânsito reivindicam melhorias salariais e de condições de trabalho. Na manifestação de hoje, os servidores denunciaram também que receberam apenas 50% do décimo terceiro salário. A operação padrão foi iniciada há pouco mais de três semanas e, no último dia 31 os servidores que trabalhavam na Central de Monitoramento entregaram os cargos para se juntar à mobilização. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito, Reinaldo Calixto, os trabalhadores que exerciam função na Central de Monitoramento estavam sendo pressionados a delatar os colegas.

"Esses agentes estavam recebendo uma pressão muito grande para colocar no relatório tudo que está acontecendo nas ruas, como o desvio de rota, por exemplo. Com isso, a superintendência abre um processo administrativo com o servidor, numa tentativa de enfraquecer a mobilização. Quando os agentes entregaram os cargos, eles chamaram três miliares da reserva para o lugar certamente para que eles relatem qualquer conduta dos agentes", afirmou Calixto que afirmou ainda que um dos militares trabalha também como taxista e é conhecido por não ter bom relacionamento com os agentes de trânsito.