Brasil

Cabeça d'água mata três da mesma família em cachoeira em Minas Gerais

Vítimas estavam no Parque Ecológico do Paredão

Por 7Segundos com G1 02/01/2020 07h07
Cabeça d'água mata três da mesma família em cachoeira em Minas Gerais
Parque Ecológico do Paredão - Foto: Prefeitura de Guapé/Divulgação

Três pessoas morreram, nesta quarta-feira (1), atingidas por uma cabeça d'água em cachoeira no município de Guapé, na região sul de Minas Gerais, a 340 quilômetros da capital. As buscas seguiam na região até o início da noite desta quarta. A Defesa Civil ainda não tem informações sobre possíveis banhistas ilhados ou desaparecidos.

As vítimas, todas da mesma família, foram identificadas como Émerson Magalhães Couto, de 45 anos, Áurea Carvalho Magalhães, 39, e Dafne Carvalho de Magalhães Couto, 17. Eles eram de Campos Gerais e estavam na cidade a passeio.

As mortes ocorreram no Parque Ecológico do Paredão, distante quinze quilômetros da centro de Guapé, destino muito procurado em feriados e durante o período de férias. Vídeos na internet mostram um grande volume de água descendo sobre as pedras da cachoeira e de visitantes deixando o local.

Os corpos das vítimas, que eram da mesma família, já foram localizados, segundo informações do tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto da Defesa Civil em Minas. Um, no entanto, foi visualizado, mas, por estar em local de difícil acesso, ainda não foi retirado.

Cabeça d'água se refere a um aumento rápido e repentino do nível de um rio, lago ou cachoeira devido a chuvas em trechos anteriores ou mais altos do percurso. O fenômeno é diferente de uma tromba d'água, que se assemelha a um tornado, mas tem menor intensidade e ocorre sobre superfícies líquidas, como mar ou rio.