Cidades

Conselheiros Tutelares vão trabalhar em condições insalubres em Arapiraca

Sede que fica localizada no bairro Baixão apresenta problemas de mofo, infiltração e tem lixo acumulado em um carro

Por 7Segundos 26/12/2019 17h05
Conselheiros Tutelares vão trabalhar em condições insalubres em Arapiraca
Carro abandonado em garagem acumula lixo, água e pode conter foco de mosquito da dengue - Foto: Cortesia

Os cinco conselheiros tutelares que, a partir do dia 10 de janeiro passam a atuar na Região I de Arapiraca terão como desafio, atender demanda correspondente a metade da população do município, encarar as condições insalubres da sede, localizada na rua Pedro Leão, no bairro Baixão.

O imóvel necessita de reparos urgentes porque as infiltrações nas paredes, além de tornar o ambiente ruim para saúde, possibilitando o surgimento problemas respiratórios, já está começando a afetar a estrutura física da unidade. Conforme denúncia feita por um usuário, que encaminhou imagens e fez um relato para o 7Segundos, além de provocar mofo, a infiltração está fazendo o reboco soltar da parede e causando problemas na rede elétrica.

"As paredes estão mofadas, o reboco está caindo e algumas tomadas estão soltas. Parece uma casa abandonada e como tenho rinite e sinusite, sei que aquela umidade nas paredes podem fazer até quem não tem esses problemas ficar doente. Mas o que mais me chamou a atenção foi uma lata velha estacionada na garagem", afirmou o denunciante.

A "lata velha" que ele se refere é uma Mitsubishi Pajero de cor preta, que foi doada ao Conselho Tutelar. Segundo informações, o veículo está estacionado no local há cerca de dez meses. 

"Os vidros do carro estão quebrados e dentro está cheio de lixo e tem água acumulada. Acho que quando chove, entra água e pode ter até mosquito da dengue, o que é um risco não só para os conselheiros como também para as pessoas que moram na região. Quando vi essa situação perguntei a um conselheiro que estava lá: aquela disputa toda na eleição é para trabalhar nessas condições? Acho que quando eu ouvir alguém reclamando de não ter sido bem atendido no Conselho Tutelar, vou passar a defender os conselheiros, porque não tem condições de alguém fazer um bom trabalho desse jeito. Fiz esta denúncia porque estou muito revoltado", afirmou o usuário, que pediu para não ter o nome divulgado.

Segundo ele, o interior do veículo está tão estragado que talvez sequer compense o custo para fazer o veículo voltar a ter condições de uso.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca, que encaminhou a demanda para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que é responsável pelos Conselhos Tutelares de Arapiraca. Até o fechamento da matéria não foi encaminhada nota, mas assim que o órgão encaminhar resposta, será acrescentada nesta matéria.