Cultura

Mural artístico de Ismael Pereira é tombado como Patrimônio Histórico de Arapiraca

O mural, pintado na década de 60, ornamenta as paredes internas do Clube dos Fumicultores

Por Assessoria 19/12/2019 11h11
Mural artístico de Ismael Pereira é tombado como Patrimônio Histórico de Arapiraca
Mural artístico de Ismael Pereira é tombado como Patrimônio Histórico de Arapiraca - Foto: Assessoria

O ex-deputado estadual e artista plástico sergipano, Ismael Pereira, não é lembrado apenas pela sua eloquência em falar em público, sendo considerado um dos maiores oradores de Alagoas, mas também pela sua arte como pintor.

E para reconhecer este talento, a vereadora Gilvania Barros (MDB), apresentou Projeto de sua autoria que foi votado e aprovado por unanimidade, na sessão da terça-feira (17), tornando Patrimônio Histórico Cultural e  Material do Município de Arapiraca, o mural artístico que ornamenta as dependências do Clube dos Fumicultores em Arapiraca, nos anos 60 e que marca a história e a importância da fumicultura para o município.

Em sua justificativa, Gilvania Barros, diz que reconhecido integrante da história e cultura de Arapiraca, o Clube dos Fumicultores retrata a tragetória da cidade, onde nas suas dependências, na parede do salão principal, se encontra o mural que retrata a história de Arapiraca.
Biografia

Sobre o artista

Ismael Pereira Azevedo, é serpipano,  artista plástico, empresário, nascido em 1º de outubro de 1940, filho de Joana Pereira Azevedo (in memoriam), casado com Cecy Roque Pereira com quem teve 2 filhos: Ted France Roque Pereira e Telma Roque de Oliveira. Divorciado, casou-se com Isabel Cristina Melo dos Santos Pereira, tiveram 3 filhos: Ismael Pereira Azevedo Filho, Israel Pereira Azevedo e Antonio Pereira Melo Azevedo.

Ismael Pereira radicou-se em Arapiraca-Al, no ano de 1965. Empresário do ramo de publicidade e artista plástico, fundador da Câmara Júnior em Arapiraca, integrante da Maçonaria, participante de diversas entidades e eventos nos campos artístico e cultural, foi convidado a ingressar na atividade pública, sendo eleito Vereador, para o 1º mandato de 1973 à 1976 quando também foi eleito `residente da Câmara no biênio 1973/1974. Participação em comissões legislativas, liderança de partido.