Saúde

HEA: Pacientes e servidores expressam desejos para o Ano Novo em mensagens

Recados estão sendo escritos em murais no hospital e fazem parte de ação de humanização da Saúde

Por Davi Salsa/ Ascom HEA 18/12/2019 12h12
HEA: Pacientes e servidores expressam desejos para o Ano Novo em mensagens
Murais foram fixados na área de emergência e na internação - Foto: Davi Salsa/ Ascom HEA

"Ser feliz”, “ter saúde” e “viver em paz” são os principais desejos para o Ano Novo que estão sendo escritos nas paredes do Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca.
Os recados deixados pelos servidores, usuários e acompanhantes de pacientes fazem parte das ações de humanização do Projeto Preparando a Volta Para Casa, em parceria com a direção do HE do Agreste.
Dois murais foram afixados nos setores de internação e da emergência. 
Segundo revela a coordenadora do projeto, a psicóloga Mônica Leal, a iniciativa visa tornar mais expressivos os sonhos e desejos das pessoas que passam, neste fim de ano, pelo maior hospital público do interior de Alagoas.
“Queremos estimular a inteligência emocional dos pacientes, familiares, acompanhantes e servidores do hospital, uma vez que o autoconhecimento torna as pessoas mais felizes”, salienta a psicóloga.
Mônica Leal frisa que o projeto segue a linha das políticas de humanização no atendimento. “O ser humano tem dimensões biopsicossocial e espiritual. Esses murais ajudam aguçar os sentimentos e na autorreflexão de cada indivíduo”, acrescenta.
A dona de casa Tatiana Maria dos Santos, residente no município de São Sebastião, está há dez dias acompanhando o filho que caiu de uma moto e fraturou o joelho.
“Achei ótima essa ideia. Deixei meu pedido escrito na parede e quero muito ser feliz sem a ajuda de remédios”, declarou a dona de casa.
A técnica de enfermagem Mônica Maria Melo também escreveu seu recado no mural. “Tudo que desejo é ser feliz, ter muita saúde, paz e felicidade para mim e para todas as pessoas do mundo”, confidenciou a servidora.