Arapiraca

Sindicato de Trabalhadores Rurais comemora 50 anos de fundação em Arapiraca

Entre as mais recentes ações, está a busca pelo combate a violência contra a mulher do campo

Por 7Segundos com Assessoria 16/12/2019 15h03
Sindicato de Trabalhadores Rurais comemora 50 anos de fundação em Arapiraca
Entre suas atividades, o Sindicato reúne as mulheres e os homens do campo para passar orientações - Foto: Assessoria

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Arapiraca comemora, no próximo domingo (22) seus 50 anos de fundação.  A diretoria informou que irá realizar uma confraternização no Clube dos Sargentos, no bairro Boa Vista, a partir das 8 horas da manhã. De acordo com o atual presidente, Geraldo Balbino, o objetivo é reunir os trabalhadores e homenagear associados e ex-dirigentes.

O Sindicato dispõe atualmente de 1.850 sócios ativos, no entanto, pelos cálculos da Instituição, as ações beneficiam pelo menos 18 mil pessoas por ano. “Somos uma entidade de classe, trabalhamos para o agricultor e agricultora. Não apenas para o associado. Existem ações importantes como aquelas voltadas para a concessão de aposentadorias e benefícios rurais, programa de aquisição de alimentos (PAA), financiamentos junto aos bancos, entre outros. Isso faz com que o número de pessoas atendidas seja bem maior, abrange não somente os associados,” enfatiza Geraldo Balbino.

 

Integrante do Polo do Agreste, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais celebrou recentemente um convênio com a Equatorial Energia, garantindo um desconto de 24% nas contas de energia para quem trabalha e mora no campo. Além disso, tem participado ativamente de ações promovidas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG-AL), a exemplo das feiras da agricultura familiar, projetos ligados à produção de orgânicos.  Ultimamente vem trabalhando também no combate a violência contra mulher do campo.

A História

Criado na década de 1960, a primeira diretoria empossada teve como presidente José Manoel da Silva. José Pedro dos Santos foi o segundo presidente da entidade. Em 1974 ocorreu um fato histórico: Maria Pereira de Carvalho foi a primeira mulher eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela também foi a primeira mulher a dirigir uma entidade sindical no Estado de Alagoas.

Após cumprir vários mandatos, Maria Pereira foi substituída por Genivaldo Oliveira da Silva, eleito em 20 de agosto de 1989. Também exerceram mandatos de presidente João dos Santos e Geraldo Balbino da Silva, que está atualmente cumprindo seu mandato.