Justiça

?Piaçabuçu ganha moderno fórum da Justiça estadual

População, advogados e servidores ansiavam pela inauguração do novo prédio, que tem área construída de quase 600 m²

Por Assessoria 16/12/2019 14h02
?Piaçabuçu ganha moderno fórum da Justiça estadual
Cacá Gouveia, presidente Tutmés Airan e secretário de Finanças de Piaçabuçu Guido Brêda - Foto: Caio Loureiro

O Poder Judiciário de Alagoas inaugurou o novo fórum de Piaçabuçu, lno litoral sul de Alagoas, nesta segunda-feira (16). Com acessibilidade para deficientes, reaproveitamento de água da chuva, salas para Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e Ministério Público, o moderno prédio tem quase 600 m² de área construída e 2.500 m² no total.

O presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan, considera que a construção é uma conquista do Judiciário. “[O projeto] vinha sendo tratado desde a gestão do desembargador Washington Luiz, que fez um esforço junto ao prefeito da época e conseguiu a desapropriação do terreno. Hoje eu tenho o prazer de fazer a inauguração desse equipamento para a comunidade, para prestar a jurisdição da forma mais confortável possível”.

Tutmés Airan afirmou que espera inaugurar, em 2020, no segundo ano de sua gestão, os fóruns de São Luís do Quitunde, Joaquim Gomes e Traipu.

Havia grande expectativa da população, advogados e servidores quanto à inauguração do novo prédio, de acordo com o juiz Vinícius Garcia, que está designado para a Comarca. “Uma estrutura excelente, que valoriza muito o trabalho dos servidores, o que é importante pra efetividade da prestação jurisdicional. A população vai se sentir muito bem acolhida e tenho certeza de que a prestação vai melhorar”.

“Realmente é um marco histórico para a Comarca de Piaçabuçu”, afirmou Luciana Alves, presidente da Subseção Penedo da OAB/AL. “É a primeira vez que teremos um prédio próprio. O antigo prédio era pequeno, uma casa adaptada. A sociedade piaçabucense precisava desse apoio”.

O local foi construído com recursos do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) e está localizado na Praça São Francisco de Borja. 

O prédio recebeu o nome do juiz Augusto Rodrigues de Souza Campos, paraibano que foi o primeiro magistrado da cidade. “Em nome da família, agradecemos sensibilizados por essa homenagem”, declarou Iraci Souza Campos, filha do homenageado.