Trânsito

[Vídeo] SMTT proíbe fiscalização após agentes recolherem ônibus irregulares em Arapiraca

Veículos que chegam ao terminal urbano são alvo de fiscalização

Por 7Segundos 16/12/2019 12h12
[Vídeo] SMTT proíbe fiscalização após agentes recolherem ônibus irregulares em Arapiraca
Fiscalização teve início pouco depois das 8h da manhâ - Foto: Cortesia

A diretoria de fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Arapiraca emitiu um aviso (veja na galeria de imagens), na manhã desta segunda-feira (16) determinando que operações de fiscalização sem autorização do órgão estão proibidas. De acordo com os agentes de trânsito, a determinação é uma represália à fiscalização no transporte coletivo que levou a apreensão de três ônibus, nas primeiras horas de operação padrão.

"Nosso lema é: operação padrão para atender melhor a população, e, por conta disso, passamos a exercer o nosso papel, determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro, que é de fiscalizar. Certamente, nosso trabalho mexeu com algum empresário forte que entrou em contato com a SMTT e fez com que a diretoria de fiscalização tomasse essa decisão. Mas apesar de ele estar em um cargo de direção, não está acima da lei, e tudo que estamos fazendo é cumprir o que a lei determina", afirmou um agente, que pediu para ter a identidade preservada.

Na última sexta-feira, os agentes de trânsito decidiram deflagrar operação padrão para reinvidicar melhores salários e condições de trabalho e, nesta segunda, pouco depois das 8h, iniciaram um trabalho de fiscalização nos ônibus que fazem parada no Terminal Urbano, localizado no parque Ceci Cunha. Nas primeiras horas, eles apreenderam três ônibus: um da Real Arapiraca e os outros dois da RM Viação e Mãe do Salvador. Foram encontradas irregularidades nos veículos, que foram levados para a frente da SMTT, que não dispõe de pátio para abrigar veículos apreendidos.

"Cerca de 80% dos ônibus que circulam em Arapiraca estão em situação irregular. Estão com tacógrafo vencido, não tem extintor e cinto de segurança para os passageiros. Como a nossa paralisação tem como objetivo chamar a atenção do governo e não prejudicar a população, nós vamos continuar com essas fiscalizações. A população não merece andar em um ônibus que não oferece as condições de segurança necessárias e que não foi aprovado pelo Inmetro para prestar esse tipo de serviço. E nós, como agentes de trânsito, não podemos ser punidos por gfazer o nosso trabalho", ressaltou.

De acordo com o vice-presidente do Sindcato dos Agentes de Transito (Sinatran), Reinaldo Calixto, essas e outras ações da operação padrão foram definidas na assembleia ocorrida na sexta-feira e devem prosseguir, no mínimo, até o dia 23, prazo dado à SMTT para se manifestar em relação a pauta de reivindicações.

"Estamos seguindo o mesmo modelo de operação padrão adotado pelos agentes na Capital, para evitar que a população, em vez de ser prejudicada, tenha melhores condições nos transportes coletivos. Em relação aos três veículos apreendidos, foram lavrados os autos de infração e os ônibus devem ser liberados para que os proprietários das empresas façam as adequações exigidas. O prazo é de 20 a 30 dias e, então, eles devem retornar à diretoria de fiscalização para apresentar as adequações", explicou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da SMTT que informou que é praxe que as ações de fiscalização sejam deflagradas após determinação da diretoria de fiscalização e que não há irregularidade no aviso feito aos agentes na manhã desta segunda (16).