Viral

Documentário sobre Os Trapalhões expõe conflitos do grupo

Filme dirigido por Rafael Scapa vai contar bastidores do grupo de humor mais famoso do Brasil

Por RD1 15/12/2019 09h09
Documentário sobre Os Trapalhões expõe conflitos do grupo
Documentário de Os Trapalhões, sem apoio de Renato Aragão e Dedé Santana, vai contar histórias e polêmicas do grupo - Foto: Divulgação / Globo

Apesar de não contar com o endosso oficial de Renato Aragão e Dedé Santana, um documentário será lançado brevemente, abordando as mais de três décadas de história de Os Trapalhões.

O filme dirigido por Rafael Spaca, autor de dois livros a respeito do quarteto, reúne mais de cinquenta depoimentos de anônimos e famosos que conviveram com o grupo, desde a camareira que os atendia até personalidades próximas como Angélica e Tony Ramos. 

“Eles são o maior grupo de humor do mundo. Três Patetas, O Gordo e o Magro e Irmãos Marx não conseguiram o que Os Trapalhões fizeram por tanto tempo e com tanto sucesso. Foram os únicos que chegaram a ameaçar o monopólio de Mauricio de Sousa com a Turma da Mônica, em termos de vendagem. É um caso único e a ideia é valorizar esta história“, declarou o diretor ao jornal Extra.

A produção tem sua estreia prevista para o primeiro semestre do ano que vem e contará com dois cortes, um voltado para as salas de cinema e outro para as telas da TV. Fruto de uma pesquisa profunda, o documentário soma ao todo 80 horas de material coletado.

Já a falta de apoio de Renato, o Didi, e Dedé não passou despercebida e se tornou motivo de polêmica. A empresa RA Produções, que administra a carreira de Renato Aragão, emitiu uma nota na qual afirma que nada comentará sobre o documentário.

Em um misto de advertência e compreensão, a nota enviada ao jornal Extra afirma que “como homem público, Renato Aragão respeita quem queira tratar de sua história, desde que isso seja feito com ética, correção e rigor na apuração dos fatos. Se houver acusações levianas ou falsas, serão, obviamente, tomadas as medidas pertinentes“. Já Dedé não comentou sobre o assunto.

O fim dos Trapalhões, além de ser marcado pelas trágicas mortes de Zacarias e Mussum, é envolto em diversos mal entendidos, rusgas e brigas, inclusive entre Renato Aragão e Dedé Santana, que voltaram às boas recentemente.