Alagoas

Belezas dos municípios alagoanos encantam na feira do “Cidades e Gestores”

A feira é aberta ao público, com entrada gratuita, com mais de 90 estandes montados

Por Assessoria 14/12/2019 16h04
Belezas dos municípios alagoanos encantam na feira do “Cidades e Gestores”
A feira é aberta ao público, com entrada gratuita, com mais de 90 estandes montados - Foto: Assessoria

Com entrada gratuita, o “Cidades e Gestores” movimenta a economia criativa, desde quinta (11), com espaços dedicados ao comércio de peças artísticas, artesanato e gastronomia. Na feira, municípios alagoanos são representados com a presença de artesãos locais. Em três dias, com corredores lotados, os turistas de várias regiões são convidados a conhecer e explorar cada detalhe dos quatro cantos de Alagoas. Nos hotéis, a feira dos municípios oferece translado para o transporte gratuito a partir deste sábado (14) até domingo (15) para estimular a troca de experiências. O participante pode comprar os produtos direto nos estandes.

A feira é aberta ao público, com entrada gratuita, com mais de 90 estandes montados. “Nosso espaço tem peças produzidas pelos artesãos locais, além de pratos típicos, como o doce cristalizado de jaca e filé de Aratu”, conta a primeira-dama de Porto de Pedras, Márcia Cunha. Outro exemplo é Atalaia. O carro-chefe do artesanato, deste município, são produtos feitos da fibra de bananeira, “usados para decoração e acessórios”. A palha é o carro chefe na produção de peças para uso pessoal ou decoração, como bolsas, baús e caixas, em Maragogi, Murici, São Luiz do Quitunde e Feliz Deserto. A madeira é o principal material nas esculturas de Penedo, Quebrangulo, Campo Alegre, Olho D’Água das Flores, Pão de Açúcar, Belo Monte e Ouro Branco. Em homenagem ao futebol, Dois Riachos dedica seu espaço a rainha Marta.

A Expo é referência como maior feira municipalista do Nordeste e, agora, como uma proposta mais moderna, criativa e tecnológica. Para quem busca produtos orgânicos, Cacimbinhas é o destino certo para comprar produtos derivados do leite e do mel. A arte indígena é estrela no espaço de Palmeira do Índios, já em Piranhas, o couro é usado na produção de calçados e bolsas. Na terra do leite, Major Izidoro, vacas por todo lado na venda de derivados. Para conhecer os roteiros turísticos, Olho D’Água do Casado, São José da Laje, São Miguel dos Campos e São Miguel dos Milagres com os melhores pontos para viagens. Quem gosta de crochê, vários municípios no comércio, como Teotônio Vilela, São José da Tapera e Feira Grande.

Para provar a gastronomia, a lista de cidades é grande, como Junqueiro, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Jaramataia, Coqueiro Seco, Japaratinga, São Sebastião, Santana do Ipanema, Capela – também com barro – e Anadia. No folclore, artes de sobra, em Chã Preta, Paulo Jacinto, São Miguel dos Campos, Boca da Mata e Colônia Leopoldina. Na literatura, o cordel encantado de Santana do Mundaú e União dos Palmares. Nas variedades, Santa Luzia do Norte, Porto de Pedras, Porto Calvo, Limoeiro de Anadia, Anadia, Pilar e Messias.

A Feira apresenta os mais tradicionais grupos folclóricos de Alagoas, em uma programação diversificada, durante três dias. As cores, os ritmos e a tradição de Alagoas serão representadas no palco de apresentações culturais do Cidades e Gestores. Pastoril, chegança, xaxado, orquestras e bumba meu boi, entre outros folclores, irão se apresentar mostrando a cultura tipicamente alagoana. Veja a programação completa no link: https://ama-al.com.br/municipios-apresentam-grupos-culturais-no-palco-de-apresentacoes-do-cidades-e-gestores/

O “Cidades e Gestores” tem patrocínio: Sebrae, SESI/SENAI, Governo de Alagoas, ADM&TEC, Equatorial, Caixa – Governo Federal, Unit e Fecomércio. Apoio institucional: OAB /ESA, Onu Habitat, Tribunal de Justiça. TCE-AL, CGU, MPE-AL, TCU, Receita Federal, Embrapa, MPF, Ideia, EJE, IPZ (Instituto Paulo Ziulkoski), Cigip, Conisul, Undime, Cosems, Coegemas, Faeal/Senar, Uveal, Ferraz – Eventos e Treinamentos, Muvi, Smart City, Santa Clara.