Arapiraca

SAMU Arapiraca registrou 6.569 atendimentos nos últimos três meses

Novo diretor, Lucas Acioly, diz que desafio é garantir o atendimento cada vez mais rápido

Por 7segundos 14/12/2019 07h07
SAMU Arapiraca registrou 6.569 atendimentos nos últimos três meses
SAMU Arapiraca comanda 19 bases descentralizadas - Foto: Ewerton Silva/7segundos

A base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), em Arapiraca, é responsável por outras 19 Bases Descentralizadas. Quem está na direção da base é Lucas Acioly Dorville, 25, que vinha exercendo a função de coordenador administrativo. Ele assumiu o cargo em substituição a Maria Aparecida Yone Moura, que ficou pouco tempo na direção, após ter sucedido Diego Albuquerque, em julho deste ano. Nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro) o SAMU registrou 6.569 atendimentos.

Na avaliação de Lucas Acioly, o maior desafio é garantir o atendimento cada vez mais rápido para à população. Para isso, há uma meta de reduzir ainda mais o chamado tempo resposta, que vai desde a comunicação até a chegada da equipe no local do fato.

Para que isso ocorra, é preciso haver a contribuição da população facilitando a passagem das ambulâncias no trânsito. “Geralmente a população ajuda. Geralmente, quando veem as ambulâncias do SAMU, vão abrindo espaço, deixando passar, para chegar cada vez mais rápido,” declarou Lucas Acioly. Ele também ressaltou a importância dos conhecidos Pelicanos, que são os socorristas que atuam nas motos, as chamadas motolâncias, que ajudam bastante na redução de sequelas para os pacientes.

Em Arapiraca e região agreste, boa parte dos atendimentos é referente a vítimas de acidentes no trânsito, notadamente com moto. Para isso, a estrutura do SAMU disponibiliza as Unidades de Suporte Avançado (USA), inclusive para atendimento neonatal,  Unidades de Suporte Básico (USB), motolâncias e o helicóptero Falcão 05, que quando é necessário a solicitação é feita através do médico regulador. Outro serviço prestado, é no transporte de pacientes para a realização de transplantes.

Bases Descentralizadas

As 19 bases descentralizadas e coordenadas por Arapiraca, estão localizadas nos municípios de Penedo, Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas e Maribondo. Também são gerenciadas pela Central Arapiraca, as cidades de Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Batalha e Traipu.

Lucas Acioly destacou que o número de ocorrências costuma aumentar bastante neste período de final do ano, “mas nossa equipe está bastante capacitada para atender a população, independente do número de demandas,” informou.