Saúde

Renan Filho inaugura UPA no Tabuleiro neste sábado

Unidade irá atender bairro que tem cerca de 65 mil habitantes

Por 7Segundos 14/12/2019 12h12
Renan Filho inaugura UPA no Tabuleiro neste sábado
Em inauguração de UPA no Tabuleiro, Renan Filho fala sobre a construção de mais duas unidades em Maceió - Foto: divulgação

O governador Renan Calheiros Filho (MDB) e o secretário de Saúde Alexandre Ayres inauguraram, na manhã deste sábado (14) uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Tabuleiro dos Martins. O objetivo é reforçar o atendimento da população do bairro, que possui 64.755 habitantes e servir ainda a moradores de bairros adjacentes e ainda dos municípios de Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Pilar e Satuba.

A construção da UPA Tipo III no Tabuleiro custou R$ 5 milhões e utilizou recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). A expectativa é de que cerca de 350 pessoas sejam atendidas por dia na unidade, somando um total de mais de dez mil atendimentos por mês.

Na solenidade, Renan Filho agradeceu ao deputado estadual Galba Novaes (MDB) por ter cedido às instalações do Instituto Galba Novaes de Castro para o funcionamento do mini pronto-socorro que já atendia a comunidade enquanto a antiga sede era transformada na UPA, cujo objetivo é levar o atendimento de urgência para mais perto dos moradores da parte alta de Maceió e também desafogar o Hospital Geral do Estado.

“O HGE atende aproximadamente 600 pessoas por dia, metade delas buscam atendimento de urgência. O hospital foi construído para atendimento de alta complexidade, para receber pacientes vítimas de acidentes de trânsito, de violência e de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo, mas mas pessoas vão para lá porque não tinham onde ser atendidas, mas isso está mudando. Apenas com essa UPA do Tabuleiro, nós vamos atender, por dia, mais gente do que o HGE atende em casos de urgência”, afirmou.

A unidade terá funcionamento 24h e conta com um total de 19 leitos, 15 para pacientes em observação e outros quatro para atendimentos de urgência e terá administração terceirizada. O local conta ainda com seis consultórios, onde funcionarão as especialidades como pediatria, clínica geral, ortopedia e odontologia. 

De acordo com o secretário de Saúde Alexandre Ayres, o objetivo é ter seis UPAs em funcionamento em Maceió, duas administradas pelo município e quatro pelo Estado. Para isso, no ano que vem deverão ser assinadas ordens de serviços para mais duas unidades, uma delas no bairro Chã da Jaqueira.

“A ideia é que a gente possa reforçar essa rede de urgência para desafogar o HGE. Não dá para o HGE fazer urgência, emergência e cirurgias eletivas. Tiramos as cirurgias eletivas nos últimos meses de lá, agora estamos ampliando o número de UPAs para que o cidadão tenha condição de ser atendido de forma qualificada e mais próximo de sua residência”, explicou.