Sertão

ONG Visão Mundial promove festas de Natal para crianças carentes

Em Alagoas, as cidades de Inhapi, Canapi e Mata Grande receberão a ação

Por Assessoria 13/12/2019 20h08
ONG Visão Mundial promove festas de Natal para crianças carentes
ONG Visão Mundial promove festas de Natal para crianças carentes - Foto: Ilustração

O Natal é um momento de confraternização com a família e amigos, mas não só isso! É um tempo que inspira a solidariedade e esperança em um futuro melhor. Com o objetivo de proporcionar alegria para as crianças em situação de vulnerabilidade e estimular o desenvolvimento delas, a ONG Visão Mundial vai realizar festas de natal e outras atividades em diversos estados. A Visão Mundial é uma organização não-governamental humanitária especializada na proteção à infância e a ideia é que esse natal seja uma data para incentivar a solidariedade durante o fim do ano. As ações acontecem em Nova Iguaçu (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE), Governador Dix-Sept Rosado (RN) e Inhapi e Canapi (AL).

Essas ações de Natal fazem parte da campanha Seja Presente, que busca trazer a importância da presença do adulto para a vida de uma criança. Presença que muitas vezes são substituídas por bens materiais. Nesse sentido, todas as ações promovem um momento de brincadeiras lúdicas com a participação de adultos voluntários e crianças. Além disso, as ações contemplam conversas e reflexões sobre a violência nas cidades que afeta as crianças e o direito ao brincar.

A gerente nacional de Educação da Visão Mundial Brasil, Andrea Freire, fala sobre a importância da participação da sociedade nas ações. "Transformar a vida de todas as crianças do Brasil parece inatingível, mas podemos alegrar o dia de uma criança e contribuir com o futuro de um menino ou uma menina. Isso fará toda diferença, basta a gente começar".

O brincar é reconhecido como aspecto fundamental no desenvolvimento infantil; o cérebro nesta fase é duas vezes mais ativo do que o de um adulto. De acordo com dados da UNICEF, cerca de 30% das crianças no mundo não atingem sua plena capacidade por falta de incentivo, principalmente na primeira infância, entre 0 a 6 anos. Para criar conhecimento, a criança precisa aprender e experimentar novas possibilidades, aumentar as relações sociais, elaborar autonomia de ação e organizar emoções. Nesse sentido, as ações de natal de Visão Mundial visam educar as crianças e adolescentes por meio das brincadeiras.

O pai, a avó, o amigo, todos podem ser o melhor presente deste natal. O melhor presente porque, mais importante que o presente em si, é a experiência que ele traz. É essa experiência que a ONG quer proporcionar, transformando uma bola em um jogo de futebol, uma roupa em um dia na praia ou um celular em um almoço da família. De transformar o tempo no melhor presente. Crianças precisam mais do que presente; elas precisam de cuidado e afeto. O melhor presente é ser presente.

Alagoas
Em Alagoas, as comunidades de Inhapi, Mata Grande e Canapi receberão ações de natal num evento comunitário recheado de atividades recreativas.

Rio de Janeiro
Com o tema: "O Verdadeiro Sentido do Natal”, a comemoração de natal será na cidade de Nova Iguaçu com brincadeiras, apresentações de música e entrega de brinquedos. No dia 21, haverá uma programação especial no espaço da instituição EMFRAS (Emaus Solidariedade e Fraternidade), o papai noel irá chegar de helicóptero.

Salvador
Em Salvador, a programação conta com atividades recreativas e entrega de presentes.

Fortaleza
Fortaleza terá um musical como principal programação, além de outras atividades recreativas.

Rio Grande do Norte
Nas cidades de Governador Dix-Sept Rosado e Felipe Guerra, contadores de história irão ler sobre o significado do Natal. Além disso, haverá distribuição de lanches (algodão doce e pipoca) para crianças. Os voluntários podem participar fazendo Contação de história e também distribuindo lanches para as crianças.

Recife
Uma cantata natalina com o tema: "Era uma vez na estrebaria" que conta a história do nascimento de Jesus. A A Cantata de Natal aconteceu no dia 02 de dezembro, organizada e promovida pelo Colégio CFC de Recife com parceria do Shopping Rio Mar que cedeu seu teatro. A cantata foi voltada para crianças de instituições filantrópicas e sociais. A Visão Mundial foi convidada a participar deste evento pela plataforma Transforma Recife que mobilizou as ONGs convidadas. Foram mobilizadas pela VM aproximadamente 100 crianças das Comunidades de Passarinho, Aritana e Córrego do Jenipapo para participarem do evento.

Ainda irão acontecer atividades de Recreação Infantil e brincadeiras populares envolvendo pais e filhos, junto à reflexão sobre a importância a importância de Ser Presente. Também terão apresentações artísticas e musicais das crianças, e Contação de Histórias sobre o real sentido do Natal e a importância da família (Pais e Filhos -- Metodologia Família).