Trânsito

[Vídeo] Agentes da SMTT deflagram operação padrão em Arapiraca

Categoria reivindica melhorias salariais e nas condições de trabalho

Por 7Segundos 13/12/2019 12h12
[Vídeo] Agentes da SMTT deflagram operação padrão em Arapiraca
Após assembleia, agentes de trânsito fizeram ato simbólico em frente a SMTT - Foto: Cortesia

Os agentes de trânsito de Arapiraca decidiram, nesta sexta-feira (13), deflagrar uma "operação padrão" para reivindicar melhorias salariais e nas condições de trabalho. A categoria esteve reunida durante toda a manhã na sede da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e definiu a adoção de outras providências caso não seja aberto um canal de negociação junto a prefeitura.

"Nossa principal reivindicação é a equiparação salarial com os municípios de Penedo e Palmeira dos Índios. Em Penedo mesmo, não tem semáforo, não tem aplicação de multa, e o salário-base do agente é o dobro do nosso, que estamos em uma cidade com uma população muito maior e com muito mais responsabilidade", afirmou o vice-presidente do Sindicato os Agentes de Trânsito (Sinatran), Reinaldo Calixto.

Segundo o sindicalista, o salário-base do agente de trânsito de Arapiraca é de um salário mínimo e que os trabalhadores recebem mais 10% de gratificação como servidores com nível médio. Para melhorar os salários, a categoria quer a implantação de um programa de carreiras exclusivo, incorporando as gratificações ao salário e ainda gratificação de nível superior. Atualmente 80% dos agentes da SMTT possuem diploma de curso superior.

Reinaldo Calixto afirma que a operação padrão começa de imediato e, nos próximos dez dias os agentes continuarão a atender as ocorrências e farão fiscalizações educativas nos transportes urbanos de passageiros. "Faremos ações mais voltadas para o bem estar da população, por meio de blitz educativas e orientações a motoristas de ônibus, táxis e mototáxis", explicou. De acordo com ele, não há nenhuma orientação relacionada a aplicação de multas. "Mas como a administração está fazendo pouco caso com a categoria, as multas diminuem de maneira natural", justificou.

Após os dez dias de operação padrão, o dia 23 de dezembro será o Dia D de mobilização da categoria. Os agentes irão paralisar as atividades neste dia e levarão um bolo para a porta da SMTT. Neste mesmo dia aguardam um posicionamento da Superintendência quanto a pauta de reivindicações e os agentes que exercem a função de supervisores irão entregar os cargos. 

"Essa atitude é necessária porque os supervisores estão sendo pressionados a registrar tudo que está acontecendo em livro para que, no futuro, ele próprio e os colegas sejam prejudicados por aderir a nossa mobilização", declarou o sindicalista.  

Após o Dia D, além da continuidade da operação padrão, foram definidas paralisações também nos dias 24 e 31 de dezembro.