Arapiraca

HE do Agreste tem redução de 13% no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito

Dos quase 11 mil atendimentos, 6.332 foram de pacientes vítimas de quedas de motos

Por 7Segundos com Assessoria 10/12/2019 17h05
HE do Agreste tem redução de 13% no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito
 Hospital de Emergência do Agreste já atendeu este ano 10.995 vítimas de acidentes no trânsito - Foto: Davi Salsa/Assessoria

Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, já atendeu 10.995 vítimas de acidentes no trânsito, de janeiro até a primeira semana deste mês de dezembro. No mesmo período do ano passado foram contabilizados 12.465 atendimentos. Os dados são do sistema Hospub e consolidados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do HE do Agreste.

Os números apontam para uma redução da ordem de 13,4% nos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na unidade hospitalar, que é referência em traumas de Média e Alta complexidade. Além de prestar assistência aos moradores de mais de 50 municípios de Alagoas, o serviço recebe, ainda, usuários de algumas cidades de Pernambuco, Sergipe e Bahia.
Ainda de acordo com o levantamento, dos mais de dez mil casos de assistências a vítimas de acidentes no trânsito, 6.332 foram de pacientes com traumas provocados por quedas de motos.

Como forma de comparação, no mesmo período do ano passado, o hospital atendeu 7.134 pessoas que caíram de motos e tiveram de ser atendidas no maior hospital público do interior de Alagoas. O levantamento também aponta uma redução da ordem de 11,2% para esse tipo de ocorrência.
Segundo a coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Emergência do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima, os fatores da redução podem ser creditados as campanhas de prevenção dos acidentes e promoção da saúde, desenvolvidas pelos diversos órgãos que encampam as ações.

Ela cita as Secretarias Municipais de Saúde, Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTTs) e os Serviços Social do Transporte e Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), entre outros órgãos, enfatizando a necessidade da observância das normas e leis de trânsito, bem como, evitar a combinação álcool e direção.
"Muito ainda precisamos avançar, mas, a redução já indica que estamos conseguindo o nosso objetivo, com o apoio da Gerência Geral do Hospital de Emergência do Agreste”, ressaltou a coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Emergência do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima.