Economia

Expectativa de brasileiros para aposentadoria é irreal, aponta estudo

Schroders afirma que espera-se um retorno alto demais para os investimentos voltados para a previdência

Por InfoMoney 10/12/2019 11h11
Expectativa de brasileiros para aposentadoria é irreal, aponta estudo
Se programe e chegar às condições que garantam uma aposentadoria - Foto: Reprodução

 A grande maioria dos brasileiros que poupa para a aposentadoria acredita que terá um futuro tranquilo quando parar de trabalhar. Mas é provável que muitos encontrem uma realidade bem diferente quando o longo prazo chegar.

Um estudo feito pela gestora britânica Schroders mostra que os investidores, de forma geral, têm uma visão pouquíssimo realista de quanto suas economias devem render na aposentadoria. Acontece não só aqui, mas em dezenas de países.

Na média, os brasileiros estimam um retorno anual de cerca de 12% para seus investimentos, enquanto os americanos acreditam que conseguirão perto de 10%. Na Europa, a expectativa varia de aproximadamente 9% (Espanha, Itália, Polônia e Rússia) a 11% (Bélgica e Portugal).

É claro que é impossível precisar qual será a rentabilidade no futuro, mas as taxas de juros baixas – ou negativas em muitos países – indicam que os investidores estão sendo otimistas demais.

“Essa expectativa de retorno em torno 10% ao ano se deve à memória dos investidores, que chegaram a conseguir esses rendimentos no passado, aqui e em outros mercados”, diz Daniel Celano, CEO da Schroders Brasil.

“Mas é preciso se ajustar à nova realidade”, acrescenta. Ele lembra que, na fase de resgates, os investimentos devem ser mais conservadores, já que os recursos estão sendo utilizados. Por isso, o rendimento tende a ser menor do que no período de acumulação.