Comunidade

Usuários de UBS de Arapiraca fazem protesto contra falta de estrutura e segurança

Na última sexta-feira (06), um médico da UBS de Batingas levou socos e pontapés

Por 7Segundos 10/12/2019 12h12
Usuários de UBS de Arapiraca fazem protesto contra falta de estrutura e segurança
Usuários de UBS de Arapiraca fazem protesto contra falta de estrutura e segurança - Foto: Ewerton Silva / 7Segundos

Usuários da Unidade Básica de Saúde e técnicos da comunidade Batingas, zona rural de Arapiraca, realizaram na manhã desta terça-feira (10) um protesto contra a falta de segurança e as más condições de trabalho.

Os manifestantes denunciaram que desde o início da gestão do Prefeito Rogério Teófilo houve redução de funcionários na UBS, o que acabou acarretando acúmulo de função. Além disso, não há abastecimento regular de medicamentos e outros insumos necessários para o funcionamento da unidade.

A falta de segurança é uma das principais reivindicações da comunidade. Na última sexta-feira (06), um médico da UBS de Batingas levou socos e pontapés de um usuário que reclamou da demora no atendimento.

Maria de Fátima Ferreira, usuária da UBS informou que outros casos de violência já foram registrados. Há cerca de 15 dias um funcionário que trabalha na recepção também foi agredido.

Além disso já houve casos de assalto à UBS durante o horário de funcionamento e os usuários ficaram reféns dentro do imóvel.  Os funcionários e usuários reivindicam uma saída de emergência. “Aconteceu tudo isso aqui na unidade de Batingas e o prefeito e o secretário de saúde nunca vieram pra ouvir a comunidade”, revelou.

Outra denúncia são as más condições do prédio com infiltração e rachaduras em várias salas.

Durante a manifestação realizada na manhã de hoje, a Prefeitura de Arapiraca enviou um segurança ao local.

Mas segundos os manifestantes, ao invés de reforçar a segurança no local, o funcionário foi enviado para conter os ânimos dos manifestantes e impedir que o Conselho Municipal de Saúde acompanhasse a equipe do Portal 7Segundos. “Ele colocaram a gente pra fora, isso é um absurdo. Diante dessa situação, nós decidimos que vamos manter a UBS fechada”, informou uma funcionária.

O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Arapiraca e foi informado que um vigilante foi enviado para reforçar a segurança na UBS.