Política

Está valendo lei que proíbe nomes de torturadores em monumentos

Texto publicado no Diário Oficial não retira os atuais nomes, mas veta novas propostas que homenageiam torturadores

Por Metrópoles 10/12/2019 08h08
Está valendo lei que proíbe nomes de torturadores em monumentos
Está valendo lei que proíbe nomes de torturadores em monumentos - Foto: Reprodução

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou lei que proíbe nomes de pessoas apontadas pela Comissão Nacional da Verdade como torturadoras, que exaltam o golpe militar de 1964 ou tenham violado os direitos humanos em monumentos da capital do país.

Com o veto parcial na lei, publicada no Diário Oficial do DF de sexta-feira (06/12/2019), ficam barradas novas propostas apresentadas com o objetivo de homenagear essas personalidades em pontos do Distrito Federal.

O projeto de lei é de autoria do deputado distrital Fábio Félix (PSol) e foi aprovado pela Câmara Legislativa. A proposta proíbe ainda o uso de recursos públicos em eventos que fazem tributo a torturadores, mas este trecho foi vetado.

De acordo com o governador, os artigos 1º e 2º da proposta possuem vício de iniciativa e, por isso, foram vetados. Um dos pontos da proposta previa a retirada imediata do nome dos acusados de violação dos direitos humanos dos logradouros, bustos e placas. Entretanto, a lei vigente aponta que, para isso, é necessário a realização de audiências públicas.

“Vamos articular a derrubada desse veto”, disse Félix.