Cidades

Funcionários da Eleva param e lixo acumula no Centro de Arapiraca

Trabalhadores reclamam de atraso no salário e voltam só após pagamento

Por 7Segundos 10/12/2019 10h10
Funcionários da Eleva param e lixo acumula no Centro de Arapiraca
Lixo deveria ter sido recolhido na noite de segunda - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Ruas do Centro de Arapiraca amanheceram tomadas pelo lixo nesta terça-feira (10). Os funcionários que trabalham na coleta paralisaram as atividades e informam que só retornam após a empresa pagar salário atrasado.

A interrupção no serviço de coleta de lixo afeta principalmente o comércio de Arapiraca, mas atinge também todos os bairros do município. No Centro, os comerciantes costumam colocar o lixo para fora após o fechamento das lojas, mas como a coleta de lixo não aconteceu durante a noite, o lixo se acumula em vários pontos do comércio, como na rua Aníbal Lima.

De acordo com um comerciante, que gravou a situação do calçadão nesta terça, um pedestre por pouco não sofria uma queda ao tentar desviar de um amontoado de lixo. Por meio das redes sociais, vários empresários reclamam da situação do Centro e compartilham imagens e vídeos da situação. 

"É uma falta de respeito com as empresas e com nossos clientes. É o espelho do descaso da nossa cidade. Se estão tratando dessa forma o espaço onde se gera emprego e renda, imagina as outras localidades do município. Dias atrás fiz um relato aqui [no grupo de whatsapp que reúne comerciantes] mencionando uma reunião desastrosa em que a prefeitura mostrou total falta de estratégia e preparo para encarar os problemas do nosso Centro e mencionei também que a tendência é só piorar, como de fato está acontecendo. Sugiro a todos constranger as autoridades usando as redes sociais, mostrando o descaso e a nossa indignação e até mesmo pedindo desculpas aos nossos clientes pelo que vem ocorrendo no nosso Centro", afirmou o comerciante Gustato Temoteo.

Segundo um funcionário da Eleva Ambiental, empresa contratada pela prefeitura de Arapiraca para prestar serviço de recolhimento de lixo, o atraso no pagamento dos salários motivou a paralisação. Os trabalhadores receberam os vencimentos do mês de outubro no último dia 30 e não receberam qualquer previsão da empresa sobre o salário de dezembro e o décimo terceiro.

"E a situação se repete. Ano passado, também em dezembro, tivemos que paralisar por três dias para poder receber salário que estava em atraso", disse um funcionário que pediu para não ter o nome divulgado. Segundo ele, meses atrás um colega foi demitido da empresa porque denunciou a situação dos funcionários a emissoras de rádio.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Eleva e segundo ás informações as ativodades foram retomadas no final da tarde desta terça-feira (10).