Agreste

Deputado Tarcizo Freire participa de Seminário Alagoano de Horticultura

O evento reuniu produtores rurais do município de Arapiraca e região Agreste.

Por 7Segundos 05/12/2019 06h06
Deputado Tarcizo Freire participa de Seminário Alagoano de Horticultura
Deputado Tarcizo Freire participa de Seminário Alagoano de Horticultura - Foto: Assessoria

O deputado estadual Tarcizo Freire (PP), esteve na manhã desta quarta-feira (04/12), no Seminário Alagoano de Horticultura, a convite do prefeito Rogério Teófilo e do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Carlos Henrique Lúcio.

O evento que teve como tema a “Inovação Tecnológica para o Fortalecimento do Campo” reuniu produtores rurais do município de Arapiraca e região agreste. Foi promovido pela Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com o SEBRAE, para produtores e órgãos públicos.

O Seminário levou informações sobre variados temas, como a inovação tecnológica na produção de hortaliças e do abacaxi; irrigação e produção; controle biológico e pragas; uso do mulching para Arapiraca; Programa de Aquisição de Alimentos, entre outros.

Além de falar da importância do evento, o deputado Tarizo Freire destacou o desempenho do secretário Carlos H. Lúcio a frente da Secretaria de Agricultura.

“Uma gestão vitoriosa é resultado de muita dedicação e, Carlos Lúcio é um exemplo, tem trazido em pouco tempo grandes eventos para levar para os agricultores mais qualidade nos serviços, e o seminário vem justamente para promover a capacitação e a qualificação dos pequenos produtores rurais”, reforçou Freire.

Vale ressaltar que o deputado conseguiu através de emenda parlamentar viabilizar 600 mil, recursos destinados à agricultura familiar, além de trator e maquinário. Cerca de 250 mil em equipamentos para ampliação e perfuração de poços artesianos.

Os produtores rurais presentes ouviram sobre a importância de seu trabalho e algumas dicas de produção.

Além das palestras ministradas pelos técnicos, o evento contou com a presença do secretário de Agricultura, que abordou a importância do evento.

“O Seminário Alagoano de Horticultura é muito importante para os agricultores tanto do município de Arapiraca, quanto da região agreste assim como também, para os estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), todas aquelas pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com a agricultura, em especial, a agricultura familiar”, destacou Carlos Lúcio.

Ele lembrou ainda que o Seminário nasceu de uma parceria do município de Arapiraca com o SEBRAE, e para o engrandecimento do evento surgiu à busca por novos parceiros como Ufal e Embrapa.

De acordo com Lúcio a otimização da produção vai aumentar a produtividade da classe, e que o prefeito Rogério Teófilo através da Secretaria de Desenvolvimento Rural mantém como prioridade a capacitação para que os produtores e técnicos estejam sempre preparados para produzirem mais, gastando menos e assim, aumentar sua margem de lucro. 

Ressaltou que ninguém é forte sozinho, que o deputado Tarcizo Freire tem sido um parceiro fundamental na luta para o fortalecimento da agricultura familiar.

Que por meio de emenda parlamentar do deputado nas propostas ao orçamento para o ano de 2020, cerca de 600 mil reais será destinado a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, com isso virão muitos avanços no setor. Dentro das emendas previstas para o próximo ano recursos para capacitação e qualificação dos técnicos, além de mecanização e compra de novas máquinas.