Arapiraca

Nível da água do rio São Francisco dificulta abastecimento na parte alta de Arapiraca

O problema na distribuição vem ocasionando reclamações por parte da população

Por 7Segundos 03/12/2019 17h05
Nível da água do rio São Francisco dificulta abastecimento na parte alta de Arapiraca
Estação de Tratamento da nova adutora, que abastece a parte alta de Arapiraca - Foto: Assessoria

O calor intenso na região agreste tem feito aumentar o consumo de água e, consequentemente, as reclamações relacionadas aos problemas com abastecimento. O engenheiro Tácito Marques Castelo Branco, gerente da Unidade Agreste da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), informou ao Portal 7segundos que a baixa no nível de água do rio São Francisco vem dificultando a captação em Traipu, o que reflete diretamente na distribuição para a chamada parte alta da cidade de Arapiraca.

De acordo com Tácito Marques, o problema se agrava em alguns setores da parte alta, citando como exemplos os bairros Planalto, Arnon de Melo e o Conjunto Santa Lúcia. Neste último, os moradores reclamam da falta de água há mais de 15 dias.

Recentemente a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) aumentou a vazão de água do reservatório de Xingó, que compreende trechos do Rio São Francisco nos estados de Alagoas e Sergipe. Mas de acordo com o gerente da Casal, isso não trouxe reflexos no setor de captação em Traipu. Para reforçar, estão sendo implantadas novas bombas, para que seja reforçada a captação em Traipu e possa haver uma melhor distribuição na parte alta da cidade.

Os bairros

A chamada parte alta é composta pelos bairros Alto do Cruzeiro, Baixa Grande, Brasiliana, Bom Sucesso, Caititus, Capiatã, Cavaco, Cohab Nova e Velha, Eldorado, Jardim Maria, Jardim Esperança, Novo Horizonte, Planalto, Santa Esmeralda, Santa Edwiges, Senador Arnon de Melo, Senador Nilo Coelho, Senador Teotônio Vilela e Vila São Vicente.

Segundo o engenheiro Tácito Marques Castelo Branco, os bairros da parte baixa da cidade de Arapiraca estão sendo abastecidos. Fazem parte Boa Vista, Baixão, Brasília, Cacimbas, Canafístula, Centro, Guaribas, Itapuã, Jardim Tropical, Manoel Teles, Nova Esperança, Olho d’Água dos Cazuzinhos, Ouro Preto, Poço Frio, Primavera, São Luiz I e II, Verdes Campos, Brisa do Lago, Zélia Barbosa.

Neste setor existe um problema de abastecimento na comunidade rural do Poção, onde a chamada parte alta sofre com a falta de água nas torneiras.Nessa área já foram citadas, anteriormente, a necessidade até mesmo de obras estruturantes.