Política

Trump critica fala de Macron sobre Otan e ameaça aumentar taxas para a França

Presidente francês afirmou que aliança militar, que se reúne em Londres, está em 'morte cerebral'

Por Folha de São Paulo 03/12/2019 11h11
Trump critica fala de Macron sobre Otan e ameaça aumentar taxas para a França
Moradores denunciam que o problema é antigo e exigem providência - Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o líder francês Emmanuel Macron foi "muito insultante" ao dizer que a Otan estava em "morte cerebral". A declaração ocorreu antes de os dois líderes participarem da cúpula da própria Otan, em Londres, nesta terça-feira (3). 

"Foi uma declaração forte. Quando você diz algo assim, é uma declaração muito, muito desagradável aos 28 países", disse Trump, em referência ao total de integrantes da aliança militar liderada pelos EUA.

A fala polêmica de Macron sobre a Otan foi dada em uma entrevista à revista The Economist, no início de novembro. 

Na ocasião, o líder europeu criticou a ofensiva militar da Turquia no nordeste da Síria para expulsar as milícias curdas, que considera terroristas, da região.

"O que estamos vivendo atualmente é a morte cerebral da Otan. Não há nenhuma coordenação na tomada de decisões estratégicas entre Estados Unidos e seus aliados da Otan. Nenhuma", afirmou o presidente francês.

"Há uma ação agressiva, descoordenada, de outro aliado da Otan, a Turquia, em uma zona em que nossos interesses estão em jogo."

Em resposta, semanas depois, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, atacou Macron usando parte da resposta do francês. "Primeiro analise sua própria morte cerebral. Essas declarações servem apenas para pessoas como você, que estão em um estado de morte cerebral", disse ele, em discurso na TV.

 

Nesta terça (3), Trump não só criticou as declarações de Macron sobre a Otan como ameaçou taxar produtos franceses.

O presidente americano disse que o país está com uma taxa de desemprego muito alta, não vai bem na economia e começa a taxar produtos dos outros. "Então logo nós vamos taxá-los", afirmou o republicano.

Ainda que siga acima da média da União Europeia (UE), a taxa de desemprego na França vem caindo e terminou o primeiro semestre de 2019 no menor percentual em dez anos, com 8,5% —o índice do bloco europeu é de 6,3% 

Pouco depois da fala de Trump, a UE disse que responderá à ameaça de aumento de taxas para a França "com uma só voz". O bloco negocia as tarifas comerciais de seus países de modo conjunto. 

Trump também falou que a Rússia quer chegar a um acordo de controle de armas militares com os EUA, e que ele quer incluir a China nesse acerto.

Em agosto, Washington e Moscou confirmaram o fim de um acordo de 1987, o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, na sigla em inglês), que limitava a expansão de seus arsenais nucleares. 

O presidente dos EUA também disse que um acordo para colocar fim à guerra comercial com a China pode ser adiado até o fim das eleições norte-americanas, em novembro de 2020. "Eu não tenho prazo. De certa forma, eu penso que é melhor esperar." 

?O QUE É A OTAN?

A Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma aliança de defesa regional criada em 1949 como uma resposta à expansão da presença militar da URSS na Europa Central e do Leste

Sua função mais importante é garantir que, caso um membro seja atacado, os demais saiam em sua defesa

Com o fim da URSS em 1991, a aliança perdeu seu objetivo principal e se tornou fórum de cooperação militar 

Durante o governo de Bill Clinton (1993 - 2001), os EUA lideraram iniciativa para aumentar o número de membros como forma de integrar ex-soviéticos, como a República Tcheca, a Hungria e a Polônia

Estônia, Letônia e Lituânia entraram na Otan em 2004. A adesão ao bloco recebe grande apoio entre elas, que buscam na aliança garantias contra uma eventual pressão russa.