Cultura

Monumento histórico é reconstruído após ato de vandalismo em Penedo

Cruz de Pedra representa expulsão dos holandeses de Penedo

Por Assessoria 29/11/2019 16h04
Monumento histórico é reconstruído após ato de vandalismo em Penedo
A escultura feita com pedra retirada da Rocheira de Penedo havia ruído, provavelmente por ato de vandalismo, em abril de 2018 - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Penedo, cidade histórica localizada na região do baixo São Francisco de Alagoas, recuperou mais um monumento da cidade cujo patrimônio resguarda parte da memória nacional. A valorização do acervo histórico, uma das marcas da administração Terra do Desenvolvimento e da Cultura, devolve um símbolo da bravura dos penedendes, a Cruz de Pedra erguida em homenagem a vitória sobre os holandeses, expulsos em 1645 do mais importante porto do Rio São Francisco da época.

A escultura feita com pedra retirada da Rocheira de Penedo havia ruído, provavelmente por ato de vandalismo, em abril de 2018. Para evitar a perda da escultura e assegurar a sua restauração, o governo liderado por Március Beltrão e Ronaldo Lopes recolheu os pedaços do monumento instalado na Praça Clementino do Monte, mais conhecida como Praça da Igreja do Senhor do Pobres.

Reconstruída pelo restaurador Cristiano Gregório, a Cruz de Pedra já foi devolvida ao seu local de origem e será oficialmente devolvida ao público nesta sexta-feira (29) às 18 horas, solenidade com participação do Padre Edinaldo dos Santos para abençoar a obra de alta relevância, não só para a população penedense, mas também de Alagoas e do Brasil.