Meio ambiente

Árvore gigante de 535 anos é derrubada para virar cerca

O crime aconteceu em fevereiro de 2018, em Santa Catarina, mas só agora foi possível apontar a idade média da imbuia gigante

Por Metrópoles 29/11/2019 16h04
Árvore gigante de 535 anos é derrubada para virar cerca
Uma árvore histórica, símbolo de Santa Catarina, foi derrubada para virar cerca em Vargem Bonita - Foto: Divulgação Polícia Ambiental SC

Uma árvore histórica, símbolo de Santa Catarina, foi derrubada para virar cerca em Vargem Bonita. O crime aconteceu em fevereiro de 2018, mas só agora foi possível apontar a idade média da imbuia gigante: pelo menos 535 anos.

De acordo com informações da BBC, a idade foi estimada pelo professor Marcelo Scipioni, especialista em árvores gigantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e outros dois pesquisadores a partir da análise dos anéis de crescimento da árvore.

Como a umidade e outras variáveis interferem no tamanho desses anéis, pesquisadores agora buscam outras imbuias para determinar com mais exatidão o tempo de vida.

Imbuias

Com nome científico Ocotea porosa, a árvore pode ser encontrada em florestas de araucária no Paraná, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A espécie tem folhas de até 10cm, casca grossa, tronco tortuoso e copa arredondada, além de estar ameaçada de extinção.

O uso em cercas ocorre porque a madeira é bastante resistente a intempéries, e pode resistir no solo por nove anos, em média. Os agentes chegaram ao local do desmate após uma denúncia, mas não encontraram pessoas ou equipamentos ali. Nenhum suspeito foi identificado desde então.