Arapiraca

Pitágoras Arapiraca realiza evento com foco nos direitos da mulher

Além das ações itinerantes, o evento contará com a exposição de um painel, dia 29, que reunirá especialistas na área do Direito

Por Assessoria 28/11/2019 21h09
Pitágoras Arapiraca realiza evento com foco nos direitos da mulher
Faculdade Pitágoras - Foto: Ilustração

No dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Mundial pelo Fim da Violência contra a Mulher. Com o sentido de conscientizar a população sobre a importância da data, sobretudo em relação ao combate à violência contra a mulher, a Faculdade Pitágoras Arapiraca vem promovendo atividades, com a participação dos alunos do curso de Direito. A programação acontece de forma itinerante e vai culminar nesta sexta-feira (29), com uma palestra que contará com a participação de vários convidados.

Desde a segunda quinzena do mês de novembro, os alunos da instituição vêm passando por alguns pontos da cidade para orientar a população sobre os direitos da mulher. "A ação já passou pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Escolas Municipais, praças públicas e no dia 28, acontece a última ação, no bairro Mangabeiras", afirma a diretora da Faculdade Pitágoras Arapiraca, Andréa Cândida. Painéis sobre o tema são apresentados pelos alunos, sob supervisão do professor-mestre do curso de Direito da Faculdade Pitágoras Arapiraca, André Vilhena Vieira.

A programação chegará ao fim na sexta-feira (29), quando uma palestra será realizada na sede da instituição. Com o tema "Os direitos e garantias da Mulher", o evento vem norteado pela Constituição Federal de 1988, Lei Maria da Penha e da Lei 13.104/15, que alterou o artigo 121 do Código Penal Brasileiro, passando a prever o feminicídio como circunstâncias qualificadoras do crime de homicídio, orientando a sociedade sobre os direitos positivados da mulher. Na ocasião, participará do debate o Defensor Público do Estado de Alagoas, Marco Antônio da Silva Freire. O evento, que será gratuito e aberto à comunidade, começa a partir das 19h.

"Com eventos dessa natureza, a intenção é inserir a instituição na comunidade, estimulando a expansão do conhecimento, sobretudo em áreas com apelo social como e o caso da legislação e direito dos cidadãos. Criando vínculos com a população do entorno, acaba facilitando o desenvolvimento de ações que vão ser benéficas para ela própria. Atividades como essas acabam corroborando para que a Pitágoras Arapiraca contribua para a diminuição da desigualdade de conhecimento entre as pessoas, principalmente em temas tão relevantes como a violência contra a mulher", diz o professor-mestre e coordenador do evento André Vilhena Vieira.
 

Palestra I Dia Mundial pelo Fim da Violência contra a Mulher

Data: Sexta-feira, 29 de novembro, às 19h
Local: Faculdade Pitágoras Arapiraca - Rua Prof. Domingos Correia, 1461 - Ouro Preto

Participante: Alunos e comunidade em geral
Evento gratuito