Arapiraca

Atrasos nos repasses de recursos dificultam tratamentos de câncer em Arapiraca

Pacientes e diretores do CHAMA e Afra Barbosa enfrentam problemas para manter os serviços

Por 7Segundos 27/11/2019 14h02
Atrasos nos repasses de recursos dificultam tratamentos de câncer em Arapiraca
Hospital Chama - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (27) surgiram novas informações sobre a possibilidade de suspensão nos atendimentos do setor de Oncologia do Centro Hospitalar Manoel André, o conhecido Chama, em Arapiraca. A motivação seria a falta de repasse de recursos do Estado, na ordem de R$ 320.426,84, referente aos serviços prestados pelo Hospital aos pacientes em agosto de 2019. Diante da situação, o portal 7segundos manteve contato com a médica Bertha Mendes, diretora do setor de Oncologia daquela Unidade, que confirmou o atraso, mas informou que os recursos estavam sendo liberados no dia de hoje.

“Inclusive já foi emitida a nota referente ao pagamento do mês de agosto. Com isso, não haverá paralisação. Vale ressaltar que o serviço trabalha com capacidade 95% SUS, com altos custos para o funcionamento. Os atrasos em relação ao pagamento impactam profundamente a manutenção do serviço, já levando em conta que se trata do mês de agosto”, explicou Bertha Mendes.

Município

Em contato com o Secretário de Saúde de Arapiraca, Glifson Magalhães, ele informou a manutenção do valor de R$ 995.594,30, que é referente a contrapartida do município. Explicou inclusive os recursos estão assegurados para o CHAMA e Memorial Djacy Barbosa, conhecido Hospital Afra Barbosa. Esclareceu, entretanto, que o município não dispõe de recursos para bancar a parte que cabe ao estado.

Ainda em relação ao Afra Barbosa, as consultas de primeira vez estão suspensas. De acordo com informações apuradas pelo portal, existe a expectativa de uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ainda neste mês de dezembro, para definir a situação.

Providências

A coordenadora do setor de Oncologia do Afra Barbosa, assistente social Iza Castro, disse que as consultas de primeira vez estão suspensas deste janeiro. Destacou ainda que a Unidade vem se adequando as normas exigidas e aguarda a liberação por parte das Secretarias de Saúde do estado e do município.

Iza Castro informou ainda que, apesar das dificuldades e da suspensão dos pacientes de primeiro atendimento, o Hospital Afra Barbosa manteve a assistência aqueles que já vinham fazendo tratamento. De acordo com a coordenadora, atualmente são 1.202 pacientes sendo atendidos naquela unidade.