Geral

Falta de água provoca protesto em Taquarana

Casal afirma que município é abastecido por um sistema de fim de plano

Por 7 Segundos 27/11/2019 14h02
Falta de água provoca protesto em Taquarana
Moradores protestaram em frente ao escritório da Casal em Taquarana - Foto: Cortesia

Moradores do município de Taquarana fizeram um protesto, na manhã da quarta-feira (27), em frente ao escritório da Companhia de Abastecimento de Água (Casal) do município, na praça Padre Cícero. Os manifestantes fecharam a entrada do imóvel e pediram providências para a falta de água no município.

Segundo pessoas que estavam no local, os moradores chegam a passar de 12 a 15 dias consecutivos sem o serviço de abastecimento, problema que ocorre há anos, sempre no período de estiagem e de altas temperaturas. "É uma situação caótica. A gente sabe que a água é daqui da nossa cidade mesmo e mesmo assim passamos por dificuldade porque não chega nas nossas casas. Agora, quando é dia primeiro o talão chega, cobrando R$ 49,70 de taxa por 10 metros de água. Mês passado mesmo, só consumimos 2 metros, porque ficamos sem água a maior parte do tempo e mesmo assim tivemos que pagar a taxa", reclama a dona de casa Silene Rodrigues.

O protesto foi acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, José Gilberto, que falou sobre as dificuldades causadas pela falta de água no município. "Na época de chuva, a água chega todos os dias, mas quando começa o verão e o calor, a situação complica. As donas de casa ficam desesperadas, as crianças também e, no passado, as escolas chegaram a parar de funcionar devido a falta de água. Nós, enquanto Legislativo, estamos aqui para apoisar a sociedade neste pleito justo", declarou.

Em entrevista a uma emissora de rádio, o engenheiro da Casal, Tácito Marques, afirmou que o sistema que abastece o município de Taquarana opera no limite da capacidade. "O município é atendido por um sistema de fim de plano, a capacidade dele está no limite. Para atender a população, são feitas manobras de rodízio, atendendo um bairro num dia e outro no dia seguinte e, dessa maneira fazendo a divisão da água. Na quinta-feira da semana passada tivemos que fazer uma paralisação do sistema na captação, para fazer manutenção preventiva nas bombas, mas como é um sistema de fim de plano, demora um pouco mais para restabelecer. Até sexta, a pressão deverá estar regularizada nos bairros de Taquarana", explicou.