Arapiraca

Hospital de Emergência atendeu mais de 1.400 casos de picadas por escorpião no agreste

O número já é maior que todo o ano de 2018, segundos divulgados nesta quarta-feira

Por 7Segundos 27/11/2019 13h01
Hospital de Emergência atendeu mais de 1.400 casos de picadas por escorpião no agreste
Durante o verão, acidentes com escorpiões tendem a aumentar - Foto: Carla Cleto

Houve um aumento no número de pessoas atendidas no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, neste ano de 2019, em virtude picadas por escorpiões. De janeiro até agora foram 1.480 atendimentos. No mesmo período do ano passado foram 1.421 casos registrados. A informação foi confirmada pela assessoria do Hospital, em relatório encaminhado ao portal 7segundos nesta quarta-feira (27). Estatisticamente o número de casos de acidentes com escorpiões aumenta neste período de verão, com calor intenso.  

Os cuidados devem acontecer dentro e fora de casa, recomendando-se uso de telas nos ralos, pias e tanques. Evitar que camas, berços e outros móveis fiquem encostados nas paredes. Antes de pendurar uma roupa no varal, ou dobrá-las, sempre é bom bater antes. O mesmo procedimento deve ocorrer no momento de usar calçados. Evitar os entulhos, notadamente acúmulos de restos de materiais de construção.

Crianças, idosos, hipertensos e cardíacos devem redobrar a atenção com ataques do animal, pois são mais sensíveis ao veneno.

No Estado

Segundo dados da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), Alagoas registrou, de janeiro até outubro deste ano, mais de 8 mil casos de picadas de escorpião. O número vem crescendo, comparado a 2018, quando o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), em Maceió, atendeu um total de 2.832 pessoas que foram picadas.