Celebridades

Porta dos Fundos vence Emmy de "Melhor Comédia"; Globo sai sem prêmios

O evento é dedicado exclusivamente aos melhores programas de TV produzidos

Por Uol 26/11/2019 10h10
Porta dos Fundos vence Emmy de 'Melhor Comédia'; Globo sai sem prêmios
Porta dos Fundos vence Emmy de "Melhor Comédia"; Globo sai sem prêmios - Foto: Reprodução/Twitter/iemmys

A edição de Natal do Porta dos Fundos ganhou o prêmio Emmy Internacional na categoria de "Melhor Comédia", e superou produções de países como Canadá, Singapura e Israel. Já o Grupo Globo, que concorria em três categorias, não levou nada. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada na noite de hoje em Nova York (EUA).

Primeiro especial de Natal do "Porta" na Netflix, "Se beber, não ceie" é uma provocação não só a religiosos mais fervorosos, mas a qualquer crente em Deus temeroso de questionar valores cristãos. A sátira mostra apóstolos que acordam de ressaca no dia seguinte à Última Ceia e percebem que Jesus Cristo sumiu.

Em 2019, o Brasil emplacou nove indicações ao Emmy Internacional: apenas três eram do Grupo Globo, mas nenhuma na categoria de "Melhor Novela". FOX e Conspiração Filmes também emplacaram outras três produções.

Mas, apesar do volume grande de indicações, o Brasil só conquistou dois prêmios na noite: Porta dos Fundos (para a Netflix) e "Hack The City" na categoria "Melhor série curta" (Fox Lab e Yourmama para o National Geographic). Holanda e Reino Unido também ganharam dois prêmios, cada.

Criado em novembro de 1973, o Emmy Internacional é tido, atualmente, como a premiação mais importante para a televisão mundial.

O evento é dedicado exclusivamente aos melhores programas de TV produzidos e exibidos fora dos Estados Unidos, mas há, também, uma categoria para produções de língua estrangeira e que são exibidas na TV americana.

Em seu site, a Globo se vangloria por ser "a única televisão brasileira a receber o Emmy Internacional". A emissora acumula 17 prêmios ao longo dos anos, dentre eles o de "Melhor Novela" com "Caminho das Índias", em 2009, e "Laços de Sangue", uma coprodução com rede portuguesa com a SIC, em 2011.

Neste ano, o Grupo Globo concorria com "Se Eu Fechar os Olhos Agora" em "Melhor Minissérie ou Filme para TV"; Marjorie Estiano em "Melhor Atriz" por "Sob Pressão"; e "A Primeira Pedra", do Canal Futura, em "Melhor Documentário".

A emissora, porém, não venceu em nenhuma das categorias.