Política

Pedro Tomas, o "Pedão", toma posse como prefeito de Girau do Ponciano

Vice-prefeito assume a gestão municipal após prefeito Davi Barros ter sido afastado por 60 dais

Por 7Segundos 25/11/2019 10h10
Pedro Tomas, o 'Pedão', toma posse como prefeito de Girau do Ponciano
Vice-prefeito assume a gestão municipal após prefeito Davi Barros ter sido afastado por 60 dais - Foto: Cortesia

Na manhã desta segunda-feira (25) a Câmara de Vereadores de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas, deu posse a Pedro Tomas da Silva como prefeito do município. “Pedão” como é popularmente conhecido, assume a gestão por 60 dias em função do afastamento do prefeito Davi Barros investigado por desvios do Fundo Desenvolvimento da Educação (Fundeb) no período de outubro a dezembro de 2012.

O afastamento do prefeito Davi Barros foi uma determinação da Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5ª) que  evitar o prejuízo à investigação policial.

As investigações constataram que outros crimes estariam sendo praticados atualmente pelo atual gestor visando acobertar os ilícitos do passado, portanto a necessidade do afastamento de Davi Barros.

Operação Duplicidade

De acordo com a Polícia Federal a operação que recebeu o nome Duplicidade investigou os recursos desviados a ordem de R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais), em valores atualizados.

Segundo os indícios colhidos durante a investigação, gestores do município de Girau do Ponciano/AL, entre outubro e dezembro de 2012, sob o argumento de que seria necessária a contratação de empresa para a construção de um Centro Escolar no Distrito de Canafístula do Cipriano, teriam fraudado um procedimento licitatório visando unicamente a contratação de empresa inidônea que serviria somente para a emissão de medições fraudulentas