Saúde

[Vídeo]Complexo Tarcizo Freire realiza ação de prevenção ao câncer de próstata no 3º BPM

Durante a ação foi ministrada palestra e dinâmicas com profissionais da área médica, de psicologia e enfermagem

Por Assessoria 25/11/2019 06h06
[Vídeo]Complexo Tarcizo Freire realiza ação de prevenção ao câncer de próstata no 3º BPM
]Complexo Tarcizo Freire realiza ação de prevenção ao câncer de próstata no 3º BPM - Foto: Assessoria

Com intuito de conscientizar o público masculino sobre a prevenção do câncer de próstata, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire realizou na última sexta-feira (21/11) uma ação alusiva ao Novembro Azul.

O evento aconteceu na sede da unidade do 3º Batalhão de Policia Militar (3º BPM), localizada às margens da rodovia AL-220, no bairro Planalto, em Arapiraca.

Durante a ação foi ministrada palestra e dinâmicas com profissionais da área de psicologia e enfermagem, consultas com clínico geral, oferecidos serviços como o agendamento para realização do exame PSA para militares acima dos 40 anos, além de teste rápido para glicemia.

“Serviços como esse em parceria com o Complexo Tarcizo Freire são muito importantes para promover a prevenção e a promoção da saúde, principalmente nesse público que é muito resistente, já que existem dificuldades em procurar os serviços. A ação encontrando-se no local de trabalho facilita o acesso”, destacou a tenente Lisandra Almeida.

O psicólogo e gerente do Complexo, Michael Pereira falou da ação e ainda agradeceu. “Mais uma ação itinerante da instituição em alusão ao Novembro Azul, mês voltado à saúde do homem. Só temos a agradecer a todos esses parceiros, Prefeitura Municipal de Arapiraca através da Secretaria de Saúde, 3º BPM e o deputado estadual Tarcizo Freire por sempre pensar nessas ações de forma especial e por contribuir para que gente execute da melhor forma possível”.

Exame de PSA

Serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. É solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.