Educação

Ifal realiza provas de exame de seleção em 15 municípios

Quase 13 mil candidatos concorrem a cerca de 3.300 vagas de cursos técnicos da instituição

Por Assessoria 24/11/2019 09h09
Ifal realiza provas de exame de seleção em 15 municípios
Ifal realiza provas de exame de seleção em 15 municípios - Foto: Assessoria

No próximo domingo, 24, a partir das 9h, 12.872 mil candidatos participarão do Exame de Seleção do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Eles disputam mais 3.300 vagas, distribuídas entre 21 cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio, ofertados por 16 campi da instituição, sediados em todas as regiões de Alagoas.

Na capital, nove escolas do Cepa e o próprio Campus Maceió, localizado no centro da cidade, irão receber a maior parte dos candidatos, já o Campus Benedito Bentes e a Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti serão os locais de provas para os concorrentes para aquela unidade.

Outros 14 municípios alagoanos com sedes do Ifal, Arapiraca, Batalha, Coruripe, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, São Miguel dos Campus, Satuba, Santana do Ipanema, Viçosa, Maragogi e Rio Largo também contarão com escolas para a realização de provas. Para saber qual delas o candidato foi alocado, ele deve acessar a página de Exames do Ifal, onde estão dispostas as listas com os nomes dos candidatos, em ordem alfabética.

O chefe do Departamento de Seleção de Ingressos do Ifal, Eduardo Frigoletto, lembra que é recomendável que o candidato chegue ao local da prova com antecedência de ao menos uma hora. “Muitas vezes o candidato confunde o colégio e é necessário que ele tenha tempo suficiente para se dirigir ao local correto”. Os portões serão fechados às 8h50 e o exame tem duração máxima de 3 horas e 30 minutos.

Para a realização da prova, é necessário que o candidato leve caneta esferográfica, preferencialmente de tinta preta ou azul-escuro, além de um dos documentos de identificação oficial com foto. O comprovante de inscrição é opcional.

O edital ainda estabelece que não serão permitidas a entrada do candidato, após o fechamento dos portões, o uso de calculadora de qualquer espécie, de telefone celular ou qualquer aparelho eletrônico no local do exame - inclusive relógios digitais, ou a entrada de acompanhante no ambiente de realização das provas.

Concorrência acirrada

O curso mais concorrido deste processo é o curso técnico integrado de Informática, turno matutino, do Campus Arapiraca, com a concorrência de 14,5 candidatos por vaga. Depois, aparece o curso técnico subsequente em Enfermagem, do Campus Benedito Bentes, com 10,87 candidatos por vaga e o curso técnico integrado em Desenvolvimento de Sistemas, turno matutino, do Campus Maceió, com 10,11 candidatos por vaga.