Geral

OAB/Arapiraca promove evento para discutir lei de abuso de autoridade

Mesas redondas e palestras farão parte do evento

Por Assessoria 20/11/2019 08h08
OAB/Arapiraca promove evento para discutir lei de abuso de autoridade
OAB/Arapiraca promove evento para discutir lei de abuso de autoridade - Foto: Assessoria

 

A OAB/Arapiraca, por meio das comissões dos Advogados Criminalistas, Relações Carcerárias e da Mulher Advogada juntamente com a Delegacia Regional da Polícia Civil de Arapiraca promovem, na próxima quinta-feira (21), uma Mesa Redonda sobre a Lei de Abuso de Autoridade. O evento terá como palestrante o juiz federal e membro da Associação Juízes pela Democracia (AJD) Rosmar Antonni e terá as inscrições revertidas para a reforma na Central de Polícia de Arapiraca, na busca por melhor estrutura para acomodar todos aqueles que trabalham naquele local, inclusive a própria classe, bem como a população de modo geral que necessita daquele serviço.

O evento será mediado pelo advogado César Filho, presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas. Segundo ele, o evento foi organizado a partir da necessidade de discussão sobre abuso de autoridade. “Essa lei é polêmica porque discorre sobre as condutas de juízes, promotores, delegados e policiais civis e militares e, portanto, também traz impacto também para os advogados que lidam com essas autoridades. Por isso é tão importante trazer essa discussão para a advocacia e ouvir os diferentes pontos de vista sobre o assunto”, explicou.

Além do juiz Rosmar Antonni, a mesa redonda terá como debatedores o secretário geral da OAB/AL e presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Leonardo de Moraes Araújo Lima; a advogada militante de defesa dos direitos da mulher e combate à violência de gênero, Júlia Nunes, que também é fundadora e presidente da Associação AME; e ainda os delegados Thiago Prado, titular da Seção de Crimes Cibernéticos do Departamento de Investigações e Capturas (Deic); e Everton Gonçalves, delegado regional de Arapiraca. As inscrições para o evento custam R$ 30, e a arrecadação será destinada a compra de materiais para dar continuidade à reforma da Central de Polícia. “Foi uma junção do útil ao agradável. Além da necessidade de se tratar sobre o tema, o presidente Hector Martins e o delegado regional Everton Gonçalves tiveram essa ideia para estreitar laços entre as instituições e oportunizar um ambiente mais salubre pra quem atua naquele espaço”, declarou.

A construção de uma nova sala que irá servir de recepção na Central de Polícia está parada devido a falta de recursos, mas deve ser retomada na próxima semana, de acordo com o delegado Everton Gonçalves. A mão de obra estava sendo paga pelo próprio delegado e alguns policiais, com materiais de construção que foram doados por empresas de Arapiraca. Além dos recursos provenientes do evento promovido pela OAB/Arapiraca, outros materiais também foram solicitados à Delegacia Geral.