Saúde

Homem tira tumor do tamanho de uma bola de futebol do pescoço

Cirurgia durou sete horas e foi um sucesso

Por Uol 15/11/2019 19h07
Homem tira tumor do tamanho de uma bola de futebol do pescoço
A cirurgia durou sete horas e foi um sucesso - Foto: Reprodução

Um homem de 81 anos removeu um tumor do tamanho de uma bola de futebol no pescoço. O caso foi divulgado nesta quinta-feira (14). A massa cancerosa pesava cerca de três quilos e media 23 centímetros, de acordo com Nazir Khan, cirurgião que operou o paciente, em entrevista à CNN. Após sete horas de cirurgia, o tumor foi removido.

Segundo Khan, o homem, chamado Milton Wingert, foi diagnosticado com sarcoma pleomórfico em maio. Naquela época, entretanto, o tumor tinha o tamanho de um tomate-cereja e não apresentava incômodo. Mas uma das características desse tipo de câncer é seu rápido crescimento, e no mês seguinte ele já havia atingido a forma de uma maçã. Wingert, então, decidiu operar.

O problema é que a cirurgia de fato só ocorreu no dia 5 de novembro. Os dois primeiros cirurgiões que o paciente procurou não quiseram realizar o procedimento, por causa dos riscos. O tumor havia crescido em torno da artéria carótida do homem, que fornece sangue ao cérebro, pescoço e rosto. A cirurgia seria de risco justamente porque poderia romper esse vaso. 

"Eu ficava vendo médicos diferentes e indo a hospitais diferentes, e continuava crescendo e crescendo e ficando cada vez maior", disse Wingert ao New York Post. Segundo ele, a preocupação aumentava a cada vez que pensava quando iria fazer essa operação. Finalmente, quando ele encontrou Khan, no início deste mês, a cirurgia foi marcada.