Melhor Álbum

Hermeto Pascoal é premiado no Grammy Latino nos EUA

O álbum vencedor do artista começou a ser criado há quase 20 anos e foi lançado em 2018.

POR: OP9
Hermeto Pascoal é premiado no Grammy Latino nos EUA
Divulgação

O álbum Hermeto Pascoal e sua Visão Original do Forró rendeu ao músico alagoano o prêmio no 20º Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. O álbum foi lançado em 2018, quase 20 anos depois de começar a ser criado, em 1999, contendo sons da sanfona, fole de oito baixos, zabumba e triângulo. A premiação ocorreu em Las Vegas, no Estados Unidos, na quinta-feira (14).

Outros dois artistas nordestinos também foram premiados. Na categoria de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, o grupo da Bahia, Baianasystem foi o vencedor. Outro baiano premiado foi Gilberto Gil, na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. 

O cantor alagoano, Mano Walter, chegou a concorrer na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, com o ao vivo em São Paulo, mas não ganhou a premiação, que ficou com a cantora Marília Mendonça.

Hermeto comemorou a conquista no Instagram. “Muito felizes que o disco Hermeto Pascoal e sua Visão Original do Forró acaba de ganhar um Latin Grammy! O prêmio é também de todos os músicos que participaram do disco, mas não temos como não lembrar do saudoso Vinícius Dorin em momentos como este. Viva o Forró e a Música Universal”, publicou na rede social, citando nomes de artistas que colaboraram e participaram do disco.

“Minha cabeça é universal. Não nasci para tocar só clássico ou só jazz. Quem anda sempre na linha é trem”. Já dizia o multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal, que também foi o grande vencedor do 19º Grammy Latino, em novembro de 2018, em categorias gerais com o álbum Natureza Universal.

O forró, segundo ele, é aquele aprendido em Lagoa da Canoa, no Agreste alagoano, onde viveu até os 14 anos antes de se mudar para o Recife. Sobre o álbum vencedor em 2019, ele diz: “Não é apenas para escutar, mas também para dançar”.

7Segundos alagoano álbum EUA Forró grammy hermeto Latino melhor músico original pascoal premiado visão

Veja Também

Comentários